Evidências apontam que acidente do Asiana 214 foi provocado por erro humano

08/07/2013 às 08:131 min de leitura

Você deve ter acompanhado pelos noticiários informações sobre o acidente envolvendo o voo 214 da companhia Asiana Airlines que ocorreu no sábado — dia 06 de julho – no Aeroporto Internacional de São Francisco, nos EUA. O incidente provocou a morte de duas pessoas e deixou centenas de feridos, e as investigações preliminares já começam a apontar quais podem ter sido as possíveis causas.

Fonte da imagem: Reprodução/ The Washington Post

Segundo a NTSB — organização independente norte-americana responsável pela investigação de acidentes da aviação civil —, o Boeing 777 da companhia sul-coreana estava voando de forma lenta demais durante a manobra de aterrissagem e os motores começaram a falhar. O piloto no comando da aeronave, Lee Gang-guk, até tentou reverter a situação, mas o avião acabou caindo.

Falta de experiência

Apesar de o comandante contar com uma vasta experiência de 10 mil horas de voo, ele havia pilotado aeronaves Boeing 777 durante um total de 43 horas apenas. Além disso, um instrutor se encontrava ao lado de Gang-guk no momento da aterrissagem — contando com mais de 3.200 horas de voo em aeronaves desse tipo —, mas esse profissional, embora muito experiente, também havia se qualificado para essa atividade recentemente, em junho.

Fonte da imagem: Reprodução/ The Washington Post

De acordo com o que foi averiguado de momento, aproximadamente um minuto e meio antes de se chocar contra o solo, a aeronave desceu mais de 180 metros em apenas nove segundos, enquanto durante uma manobra normal essa distância deveria ter sido de pouco mais de 45 metros. Foi nesse momento que o comandante tentou recuperar a altitude acionando os motores com força total, mas, infelizmente, a medida não deu certo.

Além de deixar dois mortos e 182 passageiros hospitalizados — dos quais pelo menos oito se encontram em estado crítico —, o acidente causou o cancelamento de mais de 270 voos no sábado e de um total de 450 no domingo. Isso sem contar o atraso de 370 decolagens.

Imagem

Últimas novidades em Mistérios

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: