Um dos maiores pesquisadores do HIV estava no avião derrubado na Ucrânia

18/07/2014 às 10:271 min de leitura

Além da lastimável notícia de que a aeronave da Malaysia Airlines que caiu na Ucrânia pode ter sido derrubada por rebeldes, foram divulgadas informações que dos 298 inocentes que estavam a bordo, aproximadamente 100 pertenciam a uma delegação de pesquisadores e ativistas que estava a caminho da Austrália para participar de uma conferência internacional sobre o vírus HIV.

De acordo com o The Australian, uma das vítimas é Joep Lange, ex-presidente da International AIDS Society e um dos principais especialistas sobre o vírus HIV no mundo, trabalhando com doentes há 30 anos. Lange era professor na faculdade de medicina da Universidade de Amsterdã, e foi descrito por colegas como um homem incrivelmente dedicado a causas humanitárias e como “o pai da pesquisa sobre a AIDS no mundo em desenvolvimento”.

Perdas lastimáveis

Glenn Thomas

Além de Lange, outros nomes importantes também estavam entre os membros da delegação, como Glenn Thomas, da Organização Mundial da Saúde, Lucie Van Mens, diretora de desenvolvimento de programas e suporte da Female Heath Company, e Jacqueline van Tongeren, que coordenava diversos projetos relacionados com o HIV/AIDS e se dedicava a pesquisas na área desde 1986.

As perdas foram extremamente sentidas por membros da comunidade científica de todo o mundo, e muitos pesquisadores, ativistas e autoridades de vários governos manifestaram sua tristeza e choque através de redes sociais e pronunciamentos públicos. Um consultor sobre a doença chegou a dizer que a cura para a doença poderia estar a bordo do voo MH17.

A conferência internacional está prevista ser iniciada no domingo, e entre as personalidades que participarão do — agora — triste evento estão Bill Clinton, ex-presidente dos EUA, o filantropo Bob Geldolf, Michael Sidibé, diretor executivo da UNAIDS, Mark Dybul, diretor executivo do Fundo Global para a Luta contra a AIDS, Tuberculose e Malária, assim como diplomatas, ministros e embaixadores.

Últimas novidades em Mistérios

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: