Liberado vídeo inédito do acidente com ônibus espacial Challenger

Gravado durante uma viagem para a Flórida, vídeo do acidente que chocou os Estados Unidos foi encontrado nos arquivos da família, que liberou o conteúdo para um jornal norte-americano.
Por Felipe Arruda em 11/03/2012

Em janeiro de 1986, Jeffrey Ault visitou a Flórida com seus pais e um amigo. Na ocasião, o jovem de 19 anos aproveitou a viagem para assistir ao lançamento do ônibus espacial Challenger e gravá-lo com sua câmera Super 8, enquanto seu colega tirava fotos. Infelizmente, a empolgação com o evento se transformou em tristeza 73 segundos após o lançamento, quando o ônibus espacial explodiu, causando a morte de sete astronautas.

O vídeo gravado por Ault permaneceu intocado durante décadas, em uma caixa na casa da família. Agora, 26 anos depois, o mundo pode assistir à gravação liberada com exclusividade para o The Huffington Post. Em entrevista para o jornal, Ault afirmou que esperava um evento que fosse lembrar pelo resto da vida, mas não dessa forma.

Na época, o acidente foi responsável por uma pausa de 32 meses no programa espacial da NASA e, depois de uma investigação minuciosa, ficou comprovado que uma das principais causas da explosão foi o comportamento inesperado de um dos anéis de borracha usados para vedar o tanque de combustível. Caso queira saber mais sobre esse e outros acidentes do gênero, recomendamos a leitura do artigo “As 6 maiores tragédias espaciais de todos os tempos”, publicado recentemente pelo Tecmundo.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? Colabore com o autor clicando aqui!

Comentários (0)