Relembre mais 5 momentos que marcaram a história da humanidade

29/04/2013 às 09:122 min de leitura

O Mega Curioso já publicou uma lista com cinco tristes momentos da história da humanidade. Agora, confira outros fatos históricos e importantes que dão prosseguimento ao assunto:

Peste Negra

Fonte da imagem: Reprodução/ListVerse

Trata-se da peste bubônica, pandemia que tomou conta da Europa no século XIV, sendo transmitida por meio de pulgas de ratos, que se proliferavam sem parar naquele continente. Essa proliferação é atribuída à falta de gatos.

Devido à crença em bruxas, muitos gatos foram queimados com a justificativa de serem os animais de estimação favoritos das pessoas envolvidas com a prática da bruxaria e sem os quais era impossível fazer feitiços.

A peste negra é uma doença praticamente erradicada, mas hoje já se sabe que o melhor tratamento envolve higiene pessoal. Embora pareça uma doença simples, a peste, sem tratamento, garante morte certa, em 100% dos casos. Estima-se que 100 milhões de pessoas morreram em quatro anos de infestação.

Cruzadas

Fonte da imagem: Reprodução/ListVerse

Com a intenção de recuperar o acesso cristão a Jerusalém, muitos fiéis foram a combate esperando reconhecimento espiritual e recompensas por parte da Igreja. Era a Guerra Santa, que durou três séculos, acumulou mortes e deu início ao eterno confronto religioso entre Ocidente e Oriente.

Regime do Khmer Vermelho

Fonte da imagem: Reprodução/ListVerse

Khmer Vermelho foi um grupo comunista que, de 1975 a 1979, dominou o Comboja, provocando total destruição política, econômica e demográfica. O grupo se aproveitou do caos seguinte à Guerra do Vietnã para derrubar a república e estabelecer o que o líder da organização, Saloth Sar, chamou de socialismo agrário.

Após a instauração do regime, todos os cambojanos trabalharam como escravos, sofrendo torturas até a morte. Todos os livros encontrados pelo país eram queimados, da mesma forma que o dinheiro. Bancos e hospitais foram derrubados e todas as religiões, banidas. Os horrores acontecidos nesse regime são eternamente angustiantes.

Terrorismo fanático

Fonte da imagem: Pixabay

Esse item não precisa de muita descrição, pois ele está entre os piores acontecimentos por motivos óbvios: muitas pessoas já morreram e muitos lugares já foram destruídos. Os principais atos terroristas envolvem bombardeios, tiroteios e sequestros cometidos por pessoas ao redor de todo o mundo, geralmente membros de alguma organização terrorista, motivados por ideais religiosos ou políticos, em sua maioria.

Extinção forçada de espécies

Fonte da imagem: Reprodução/ListVerse

O avanço tecnológico é visto muitas vezes como vilão, especialmente se forem analisados todos os seus meios de influência. Atualmente, muitas espécies estão extintas, e isso se deve a questões ambientais muito sérias, como poluição, desmatamentos e aquecimento global. Somado a esses fatores existe, ainda, o mercado negro de animais, que atua de maneira assustadora ao redor do mundo.

Em alguns lugares da China, o pênis de tigre é considerado afrodisíaco – então, muitos desses animais são mortos e suas partes íntimas têm sido vendidas ilegalmente. Na África, o rinoceronte negro ocidental foi oficialmente declarado extinto em 2011 como consequência da prática esportiva de caça a esse tipo de animal. Outros tipos de caça na África incluem a captura “esportiva” de elefantes, leões, leopardos e búfalos.

Imagem

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: