11 casos surpreendentes de eventos simultâneos na História

09/12/2017 às 04:005 min de leitura

Com o passar de séculos, décadas e anos, muitos eventos importantes para a História mundial ocorrem nas mais diversas áreas. Nascimentos de grandes líderes, suas mortes, invenções que mudam o mundo, lançamentos de filmes, séries e produtos, além de outros fatores, acontecem em todo momento.

Devido a isso, nem nos damos conta de que certos acontecimentos de grande importância para a humanidade, para o bem ou para o mal, foram registrados no mesmo ano, no mesmo mês ou até no mesmo dia. Confira alguns casos desses eventos simultâneos na História.

1– Os eventos do ano de 1889

Muitos eventos que, de certa forma, mudaram o curso da História aconteceram em 1889. Por exemplo, foi nesse ano que a Torre Eiffel foi inaugurada na agitada Paris do final do século 19, durante a Exposição Universal (ou Feira Mundial), que celebrava os cem anos da Revolução Francesa.  

Foi em 1889 também que as primeiras edições do The Wall Street Journal foram impressas em Nova York. Um acontecimento importante para o universo das artes também aconteceu nesse ano: o pintor Vincent Van Gogh produziu uma das suas obras-primas, o quadro Noite Estrelada.

Além disso, nasceu alguém que milhares de pessoas desejariam que nunca tivesse nascido. Sim, no dia 20 de abril de 1889 nascia, na Áustria (na época, também chamada de Império Austro-Húngaro), o ditador do partido nazista Adolf Hitler.  

E esse outro evento pode pegar muitos gamers de surpresa. Você sabia que a Nintendo surgiu também em 1889, no Japão? A empresa de jogos foi criada por Fusajiro Yamauchi e fabricava cartões artesanais de um tipo de baralho tradicional japonês.

2 – Grandes perdas no dia 22 de novembro de 1963

O dia 22 de novembro de 1963 foi marcado por tragédias no mundo da política e da literatura, com a perda de personalidades muito importantes dessas áreas. Foi nesse dia que o então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, foi assassinado durante uma carreata em Dallas.

No mesmo dia, o escritor Aldous Huxley (autor de Admirável Mundo Novo e As Portas da Percepção) também faleceu, aos 69 anos, em Los Angeles.  Outra morte de uma personalidade importante que aconteceu nesse mesmo dia foi a do também escritor C.S. Lewis (autor de As Crônicas de Nárnia), em Oxford, em decorrência de insuficiência renal, aos 65 anos.

A coincidência da morte desses três ícones de seu tempo serviu de inspiração para o livro O Diálogo – Um debate além da morte entre John F. Kennedy, C. S. Lewis e Aldous Huxley, de Peter Kreeft, no qual eles discutem sobre religião, humanismo e cristianismo.

3 – O que a guilhotina e Star Wars têm em comum?

Surpreendentemente, o último uso da guilhotina na França aconteceu no mesmo ano em que o primeiro filme da saga Star Wars foi lançado. Algo até bastante recente, considerando essa forma tão antiga de execução.

Apesar de ter tido seu auge durante o século 18, a guilhotina continuou sendo o método oficial de execução na França até a pena de morte ser abolida, em 1981. Mas os últimos condenados a essa forma de pena foram três assassinos: Christian Ranucci, executado em 28 de julho de 1976, Jérôme Carrein, executado em 23 de junho de 1977, e Hamida Djandoubi, em 10 de setembro de 1977.

Enquanto isso, no mundo do cinema, Star Wars foi lançado oficialmente pela 20th Century Fox no dia 25 de maio de 1977. As sequências, O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi, foram lançadas em 1980 e 1983, respectivamente, dando origem a uma das trilogias mais famosas do universo cinematográfico.   

4 – O encontro de mamutes e pirâmides

Você sabia que, quando as primeiras pirâmides foram construídas, ainda existiam mamutes percorrendo a face da Terra?

A pirâmide egípcia mais antiga conhecida (chamada pirâmide de Djoser) foi construída entre 2620 e 2611 a.C. em Saqqara, localizada a noroeste da cidade de Mênfis, no Egito. Já as observações mais recentes do mamute-lanoso aconteceram na ilha de Wrangel entre 2500 a 2000 a.C. 

5 – Star Trek e o Movimento dos Direitos Civis

O Movimento dos Direitos Civis alcançou o seu auge em 1966, quando o líder ativista humanitário Martin Luther King Jr. comandava ações contra a segregação racial. Nesse mesmo ano, a nave Enterprise começou a dar pinta na TV norte-americana, quando a série original de Star Trek começou a ser veiculada.

6 – Grandes personalidades da História nascidas em 1929

E, falando em Martin Luther King Jr., ele nasceu em 15 de janeiro de 1929 em Atlanta, no estado norte-americano da Geórgia. Nesse mesmo ano, nascia também Anne Frank, no dia 12 de junho, em Frankfurt, Alemanha.

Para quem não conhece a história, Anne Frank foi uma adolescente alemã, de origem judaica, que foi vítima do Holocausto e morreu aos 15 anos de idade em um campo de concentração. No período de perseguição à sua família, ela mantinha um diário, que foi publicado após a sua morte e se tornou um dos livros mais importantes do século XX.

7 – Oreo e Titanic

Sabe o Oreo? Aquele biscoito recheado delicioso que é o maior sucesso no mundo inteiro e voltou* a ser comercializado no Brasil recentemente? Então, ele foi inventado no mesmo ano em que o Titanic afundou. A guloseima começou a ser produzida em 14 de março de 1912. Nessa época, os biscoitos eram vendidos a 0,25 centavos de dólar o meio quilo.

Já o famoso navio de passageiros britânico, Titanic, afundou na madrugada de 15 de abril de 1912, depois de colidir com um iceberg. Dos 2.224 passageiros e tripulação, acredita-se que 705 sobreviveram à tragédia.

*O biscoito Oreo já havia sido comercializado no Brasil em 1995 até o início do ano 2000 em algumas regiões, mas foi retirado de circulação, pois a fábrica não considerava as vendas satisfatórias.

8 – Sherlock e o basquete

O personagem Sherlock Holmes ganhou popularidade quando a primeira série de histórias curtas apareceu no The Strand Magazine, em 1891.

Já o basquete foi criado no mesmo ano por um professor de educação física canadense que buscava uma atividade durante um dia chuvoso. O primeiro jogo de basquete amador ocorreu no mesmo ano em Springfield, Massachusetts.

9 – As mortes próximas de William Shakespeare e Miguel de Cervantes

A quase coincidência chega a ser intrigante: ambos eram poetas e dramaturgos que escreveram extraordinárias obras de ficção. Além disso, as mortes desses dois gênios da literatura aconteceram com apenas um dia de diferença.

William Shakespeare morreu em sua cidade natal, Stratford-upon-Avon, Warwickshire, na Inglaterra, em 23 de abril de 1616, enquanto Miguel de Cervantes morreu em Madri, na Espanha, em 22 de abril de 1616.

10 – Exploração lunar e voto feminino

A primeira vez em que veículo explorador foi utilizado na Lua foi entre 1971 e 1972, nas últimas três missões do programa Apollo. Surpreendentemente, o direito ao voto só foi concedido às mulheres da Suíça nessa mesma época, mais especificamente em 7 de fevereiro de 1971. Para níveis de comparação, as mulheres brasileiras conquistaram seu direito ao voto em 1932.

11 – O sushi e o sanduíche

O que veio primeiro: o sanduíche ou o sushi? Aparentemente, o sanduíche veio antes, mas não muito. O primeiro uso da palavra "sanduíche" veio de John Mantagu, um aristocrata do século 18 conhecido como o 4º Conde de Sandwich (1718-1792).

O boato era de que John gostava de jogos de azar, mas ele não tinha tempo para comer enquanto estava jogando. Assim, quando ele chamou um criado e pediu que ele trouxesse um pedaço de carne entre duas fatias de pão, seus amigos de jogo também pediram o "mesmo que Sandwich". Essa é a versão mais conhecida da origem.

Quanto ao sushi, a versão contemporânea foi criada por Hanaya Yohei (1799-1858), como resultado de preocupações com a segurança dos alimentos, pois ainda não havia como refrigerá-los. No final do Período Edo do Japão, Yohei criou um novo tipo de sushi, chamado Nigiri. Em vez de consumir o peixe cru, Yohei ligeiramente cozinhava-o, marinado em molho de soja e vinagre, para evitar que o alimento se estragasse.

*Publicado em 6/8/2014

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: