13 imagens e fatos impactantes para relembrar a tragédia de 11 de Setembro

11/09/2019 às 12:302 min de leitura

Onze de setembro de 2001. Há 18 anos acontecia uma das maiores tragédias dos Estados Unidos: o atentado contra as Torres Gêmeas. Ao todo, aproximadamente 3 mil pessoas morreram quando 19 terroristas da Al-Qaeda sequestraram quatro aviões e lançaram dois deles sobre as torres sul e norte do World Trade Center e um sobre o Pentágono. O quarto avião caiu em Shanksville, na Pensilvânia, matando todos a bordo. 

1. O World Trade Center era composto por um complexo de sete torres, em uma área de 64.750 metros quadrados

2. Mais de 400 empresas, de 25 países diferentes, possuíam escritórios no local. O número de pessoas que trabalhavam nas torres atingidas chegava a 50 mil. 

3. Para se ter noção do tamanho do complexo, eram geradas diariamente 50 toneladas de lixo e consumidos 8,5 milhões de litros de água potável.

4. Antes do 11 de Setembro, o World Trade Center sofreu um incêndio em 13 de fevereiro de 1975 e um ataque a bomba em 26 de fevereiro de 1993. 

5. Estima-se que 353 pessoas que estavam presas nas torres durante os atentados conseguiram se comunicar, mandando até mensagens de despedida.

6. Um homem que estava na lista de desaparecidos do atentado foi encontrado vivo um ano depois. George Sims, de 46 anos, estava sofrendo de amnésia e esquizofrenia.

7. Mais de 3 mil crianças ficaram órfãs de pai ou mãe.

8. Mesmo com a força do impacto, o colapso das torres corresponde a 1% da explosão de uma bomba atômica.

9. Pedaços dos corpos das vítimas foram encontrados a cinco quarteirões de distância.

10. Calcula-se que os terroristas colidiram com os prédios a uma velocidade de 450 km/h, quase metade da capacidade do avião. A explicação? Acima de 800 km/h a aeronave empurraria tanto ar à sua frente que não seria possível continuar a trajetória em linha reta. Por isso, além da velocidade reduzida, eles fizeram uma trajetória curva para atingir as torres. 

11. Com o impacto, cada andar atingido chegou à temperatura de 1.000 graus Celsius.

12. O banco de investimentos Cantor Fitzgerald LP possuía escritórios nos 101º e 105º andares, perdendo 658 de seus 960 funcionários.

 13. Estima-se que pelo menos 200 pessoas tenham pulado dos prédios devido ao forte calor e à fumaça. Entre elas Jonathan Briley, que aparece na foto abaixo. Ele ficou conhecido por esse registro do fotógrafo Richard Drew, chamado posteriormente de The Falling Man (O Homem em Queda).

Imagem

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: