A história da mulher que sobreviveu a três naufrágios – até o do Titanic

14/07/2016 às 11:382 min de leitura

Violet Jessop pode ser considerada a mulher mais sortuda – ou azarada – da história; tudo vai depender do seu ponto de vista.

Violet nasceu em Buenos Aires, em 1887 e, após a morte de seu pai, foi com a família morar na Inglaterra. Logo ela começou a trabalhar de camareira em uma companhia marítima e em uma de suas viagens a bordo do RMS Olympic, no dia 20 de setembro de 1911, levou um susto e tanto: sua embarcação bateu contra o navio de guerra HMS Hawke. Por sorte, todos saíram são e salvos do incidente.

Violet

A empresa responsável pelo navio e que empregava Violet era a companhia inglesa White Star Line que, seis meses depois do incidente, inauguraria o famoso e inesquecível "RMS Titanic” – aquele mesmo do Leonardo DiCaprio –, também chamado de "o navio dos sonhos". Assim, em 14 de abril de 1912, Violet presenciou o gigantesco navio se chocar com o iceberg mais famoso da história.

Ela conseguiu se abrigar em um dos botes salva-vidas – se você viu o filme, vai se lembrar da ordem "mulheres e crianças primeiro" –, e, no momento em que o bote 16 estava baixando, Violet ainda acolheu um bebê que foi salvo pelos oficiais e cuidou do pequeno até o momento do resgate. Das mais de 2 mil pessoas a bordo, apenas 700 se salvaram.

Sortuda ou azarada?

É bem possível que uma pessoa normal tivesse desistido de toda essa história de navio depois desses dois acidentes traumáticos, mas Violet não! Em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, ela embarcou no "HMHS Britannic", irmão dos dois navios anteriores. Dessa vez, Violet iria servir à Cruz Vermelha, atuando como enfermeira.

No dia 21 de novembro, o transatlântico enfrentou a explosão de uma mina submarina que causou graves danos ao navio. Novamente, Violet conseguiu se salvar em um bote e avistou outra embarcação afundando. Segundo a própria Violet, ela se assegurou de carregar a sua escova de dentes durante a tragédia, já que havia sentido muita falta dela depois do naufrágio do Titanic.

HMHS Britannic

Você pensa que ela desistiu? Nada! Violet continuou na indústria marítima até 1950, quando se aposentou, aos 63 anos. Ela faleceu em 1971, aos 84 anos. 

Imagem

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: