Conheça o tubarão-duende e sua mordida assustadora

Vivendo em águas profundas, esse tubarão possui uma mandíbula que lembra a dos extraterrestres do filme Alien.
Por Felipe Arruda em 24/04/2013
Fonte da imagem: Wikipedia Conheça o tubarão-duende e sua mordida assustadora

O tubarão-duende é, provavelmente, uma das espécies de peixes mais assustadoras que existem. Vivendo em águas profundoas — a partir dos 200 metros —, esse tubarão chega a ter até 4 metros de comprimento e pode ser encontrado nos oceanos Pacífico, Índico e Atlântico.

Acredita-se que esse é um dos tubarões mais antigos do mundo e, por mais que saibamos que ele se alimenta de polvos, lulas e outros moluscos, não há como deixar de se assustar com a mordida desse peixe. No GIF abaixo, é possível ver como ele projeta a mandíbula para frente ao atacar um objeto, lembrando um pouco a boca interna dos monstros do filme “Alien”.

Fonte da imagem: Reprodução/imgur

Essa também é a única espécie de tubarão que possui uma coloração rosa quando está vivo, e isso se deve ao fato de que sua pele semitransparente deixa os vasos sanguíneos à mostra.

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia

Até o momento, foram encontrados 45 espécimes de tubarão-duende pelo mundo, sendo que o mais pesado deles tinha 210 quilos. Um dos últimos registros de encontro com essa espécie aconteceu no Brasil, quando um exemplar foi encontrado morto, no Rio Grande do Sul e, posteriormente, doado para o Museu Oceanográfico da Fundação Universidade Federal do Rio Grande.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? Colabore com o autor clicando aqui!

Comentários (0)