Candiru, o peixe assassino que pode entrar na sua uretra ou ânus

13/05/2019 às 11:002 min de leitura

Já publicamos aqui no Mega Curioso matérias sobre animaizinhos que parecem inofensivos, mas que podem ser mortais, e entre essas criaturas figura um peixinho atrevido chamado candiru que, pelas dimensões, nos dá a impressão de ser insignificante. Aliás, considerando a enorme atenção que outro peixe — o pacu, também conhecido carinhosamente como “arranca-bagos” — vem recebendo, talvez seja interessante você saber mais sobre o candiru.

Esse peixinho, nativo da Amazônia, na verdade é um parasita maldito! Ele apresenta um formato alongado semelhante ao das enguias, e normalmente conta com 7 ou 8 centímetros de comprimento, embora alguns exemplares cheguem a medir 40 centímetros. O candiru ganhou notoriedade por ter o inconveniente hábito de penetrar pela uretra ou ânus de banhistas desavisados e por se instalar no interior dos genitais.

Cuidado com a área de lazer

Fonte da imagem: Reprodução/Entediabo

O candiru é atraído pela urina e não faz distinção entre homens ou mulheres como ocorre com o pacu, que prefere mordiscar os rapazes. E imagine só o sinistro panorama: ao penetrar pelos “orifícios” dos hospedeiros, o peixinho — que além de ser atrevido se alimenta de sangue! — provoca pequenos cortes e só pode ser removido através de cirurgia, devido ao formato de guarda-chuva de suas nadadeiras. Doeu só de pensar, não é mesmo?

Fonte da imagem: Reprodução/Entediabo

O problema é que em alguns casos as vítimas podem sofrer hemorragias sérias e infecções, além de até morrer por conta da ação do parasita. Apesar de muita gente acreditar que os ataques do candiru não passam de lendas urbanas, a verdade é que existem vários registros sobre vítimas desse monstrinho. Aliás, segundo o portal G1, em 2012 pelo menos quatro pessoas foram “invadidas” pelo candiru e precisaram de hospitalização urgente.

Portanto, para evitar encontros desagradáveis com o peixinho atrevido, uma das precauções é bem parecida à tomada com respeito aos ataques do pacu “arranca-bagos”, ou seja, nada de entrar em rios nu. Além disso, evite nadar com calções e biquínis folgados e, na hora de fazer xixi, saia da água!

*Publicado em 30/8/2013

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: