Aranhas devoradoras de morcegos: a coisa mais bizarra que você vai ver hoje

02/05/2014 às 06:382 min de leitura

Temos uma notícia boa e uma notícia ruim. A boa é que os cientistas de universidades europeias desvendaram mais detalhes sobre a relação entre aranhas e morcegos. A notícia ruim é que, no fim das contas, os morcegos acabam se dando mal... Isso porque existem algumas espécies de aranhas que se alimentam dos mamíferos voadores.

É isso mesmo que você leu! Existem espécies de aranhas – que em geral produzem teias – grandes o bastante para capturar e devorar morcegos. Isso não é exatamente uma novidade para a ciência, mas o estudo publicado em março no Plos One mostrou que as espécies que têm esse tipo de comportamento são mais frequentes do que se supunha.

Para chegar a essa conclusão, os autores conversaram com outros cientistas, revisaram extensamente a literatura científica disponível, fizeram buscas na internet e procuraram por imagens de aranhas devorando morcegos no Flickr. Ao final desse levantamento, os especialistas encontraram 52 casos a serem estudados.

Na natureza selvagem

Os pesquisadores revelaram que essas aranhas são encontradas em todos os continentes, com exceção da Antártica. A maior parte dos morcegos é capturada a partir de teias enormes, como das aranhas Nephilidae e Eriophora. Quando adultas, as patas desses aracnídeos conseguem atingir uma abertura de 10 a 15 centímetros e suas teias podem ter mais de um metro de diâmetro.

Os morcegos também foram encontrados presos nas teias de aranhas da espécie Parawixia e Argiope, que são aranhas de tamanho reduzido que também produzem teias menores. Uma minoria de espécies, como as tarântulas e outras aranhas caçadoras, já foi vista capturando suas presas sem a ajuda de teias.

E, se só de imaginar uma aranha enorme devorando um morcego você já ficou impressionado, chegou a hora de conferir vários registros dessas cenas surpreendentes:

#1 – Madre de Dios, Peru

Reprodução/Live ScienceO jovem morcego Rhynchonycteris naso aparece preso na teia da aranha Nephila clavipes.

#2 – Rio Dulce, Guatemala

Um morcego morto foi encontrado da teia de outro exemplar de Nephila clavipes.

#3 – Queensland, Austrália

Um pequeno morcego (da família Rhinolophoidea) foi encontrado preso na teia da Nephila pilipes.

#4 – Nisela Lodge, Suazilândia

Este morcego ainda está vivo, mas se encontra preso diante de uma aranha Nephilengys cruentata.

#5 – Aberdeen Country Park, Hong Kong

Mais um morcego foi capturado por uma Nephila pilipes.

#6 – Rio Yarapa, Peru

Uma fêmea da espécie Avicularia urticans se alimenta de um morcego Saccopteryx bilineata.

#7 – Estação Biológica La Selva, Costa Rica

O morcego adulto Rhynchonycteris naso acabou preso na teia de uma aranha Argiope savignyi.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: