Predador marinho misterioso engole tubarão nas profundezas do oceano

06/06/2014 às 13:192 min de leitura

Pesquisadores australianos estão abismados e sem qualquer tipo de explicação razoável para algo bastante curioso que ocorreu na costa do litoral da Austrália. Um tubarão branco fêmea de aproximadamente três metros foi marcado com um rastreador para que os cientistas estudassem o seu comportamento, além de identificar quais são as áreas em que esse tipo de animal percorre durante o ano.  

Acontece que quatro meses depois de inserirem o rastreador, ele foi localizado em uma praia qualquer do país. Quando os dados de localização e do trajeto percorrido foram revelados, o resultado foi assustador. O aparelhou registou súbitas elevações de temperatura de 7ºC para 25ªC – o que parece indicar que o tubarão foi engolido por algum tipo de predador gigantesco, já que tal temperatura pode ser obtida dentro do estômago de predadores.

Logo após o súbito acréscimo de temperatura, o tubarão branco foi arrastado para as profundezas do oceano por seu possível predador, atingindo mais de 580 metros de profundidade em relação à posição original. Depois disso, outras variações de profundidade foram registradas, sendo que o rastreador foi finalmente liberado à superfície posteriormente. No vídeo disponibilizado pelo canal Smithsonian Channel, podemos ver os próprios pesquisadores australianos comentando o fato (todo em inglês):

Atualização: explicações já foram dadas

Parece que o mistério desse monstrengo do fundo do oceano finalmente foi revelado e não é tão fantástico assim – pelo menos para aqueles que estavam imaginado criaturas bizarras comedoras de tubarões. De acordo com os pesquisadores, esse superpredador abissal é outro tubarão branco, porém exageradamente grande e antropófago. Ele foi definido como um “colossal tubarão branco canibal”.

Depois de estudarem as rotas de migração dos tubarões brancos, os pesquisadores identificaram que o animal que morreu estava nadando em águas de outros grupos de tubarões brancos. Os biólogos dizem que os dados batem com informações que já foram registradas de um tubarão gigantesco nas costas da Austrália. Segundo as estimativas, esse animal pode passar dos cinco metros de extensão e pesar mais de duas toneladas.

Com base nesses dados, é possível que ele tenha se alimentado de outro tubarão branco e tenha percorrido as profundidades que foram medidas pelo rastreador. E quanto maior é o tubarão, maior é o estômago. As altas temperaturas registradas também batem com as temperaturas que são atingidas dentro do estômago desses animais, o que reforça o fato de que um tubarão branco gigante pode ter se alimentado de outro.

Tubarões atacando tubarões?

Quanto às hipóteses de por que motivo um tubarão branco atacou um predador da mesma espécie, existem algumas explicações. Eles podem ter brigado e disputado aquele território aquático. Além disso, o tubarão gigante poderia estar esfomeado e não ter se importado em comer um animal semelhante.

Vale lembrar que o tubarão branco também é conhecido por realizar o canibalismo intra-uterino (outras espécies de tubarão também possuem esse costume, porém no caso do tubarão branco isso não está 100% confirmado, apesar de ser muito provável). Quando o primeiro dos ovos eclode no útero da mãe, o pequeno tubarão se alimenta de seus irmãos que não nasceram e cresce com base nas proteínas fornecidas pelos ovos mais fracos que não eclodiram (ou que deram ao azar de eclodir depois). Sim, canibalismo entre irmãos.

Com base nesse e em outros fatores, a hipótese de ser um ato de canibalismo também é bem aceita no caso desse gigantesco tubarão branco.  

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: