13 bestas e monstrengos da Idade Média

26/06/2014 às 09:032 min de leitura

Muitos sabem que a Idade Média e o Renascimento foram épocas gloriosas épocas para a arte, principalmente para quem curtia pintar. Contudo, nem todos os quadros da antiguidade mostram belíssimos cenários e momentos que faziam parte da cultura religiosa ou política da época — como a Santa Ceia.

Existem muitas dessas obras que retratam bebês deformados, seres bem estranhos (humano ou não) e até alguns animais que eram considerados bestas na antiguidade. Talvez você não saiba, mas, naquela época, muitas pessoas andavam com os seus Bestiários ou Livro das Bestas (enciclopédias de animais) em baixo do braço — isso explica de onde surgiu a ideia do livro “Bestas fantásticas e onde encontrá-los”, da famosa série Harry Potter.

Contudo, muitos desses animais catalogados como bestiais não tinham nada de assustador, muito pelo contrário: são bichos normais que fazem parte do nosso cotidiano — a maioria delas você pode ver em um zoológico (elefante, ovelha, rinoceronte, crocodilo etc.).

Logo surge a seguinte pergunta na mente: se os animais são normais para nós, por que eram vistos como bestas para muitas pessoas na Idade Média? Eles eram amaldiçoados ou violentos com os cidadãos? Será que na Antiguidade um elefante ou crocodilo era uma novidade nunca antes vista pela maioria dos seres humanos?

Bom, deixando essas questões de lado, é melhor você conferir essas imagens por si mesmo e tirar suas próprias conclusões:

1. Parece uma ostra inflada e desengonçada

Mashable


2. Ovelhas ou pôneis de academia?


3. Elefante com tornado na tromba


4. Elefante bizarro, sem orelhas e com um castelo nas costas


5. Mistura de capivara, elefante e tamanduá


6. Cachorros musculosos ou ursos?


7. Castor com rabo de peixe


8. Crocodilo com a cabeça de um puma


9. Espécie de leopardo com catapora


10. Coruja com rosto humano


11. Macacos bêbados na zoeira


12. Rei da selva sem a sua cabeleira, só a barba


13. Mutação entre besouro, peixe e tartaruga?

***

E você, leitor, conhece outros quadros com criaturas bestiais da Antiguidade? Não deixe de compartilhar sua informação com a gente nos comentários abaixo.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: