publicidade

Saiba como essa vespa pode fazer você passar ‘5 minutos no inferno’

27/07/2015 às 09:032 min de leitura

“Cinco minutos no inferno”. Essa é a descrição de uma das pessoas que já sofreram uma das piores dores que o homem pode sentir, causada pela vespa tarântula-falcão. Cientistas, biólogos especializados e outras pessoas que sofreram a picada comparam a dor com um choque elétrico forte. Extremamente torturante, a aflição pode durar entre 3 e 5 minutos, mas, segundo relatos, dá a sensação de ser eterna.

De acordo com o site Oddity Central, a dor é tão forte que pode fazer algumas pessoas perderem a noção e o controle sobre seus movimentos. Dessa forma, a recomendação dos especialistas e de quem já enfrentou a dor, para superar o momento difícil após a picada, é se jogar no chão, gritar e chorar o máximo que pode até que a dor passe.

Segundo o Jornal da Sociedade de Entomologia do Kansas, isso acontece porque a quantidade de veneno produzida pela vespa tarântula-falcão é enorme e sua ação no organismo é imediata. O veneno não possui toxicidade suficiente para afetar os seres vertebrados de forma fatal, porém a forte dor da picada é considerada a mais intensa causada por um inseto e pode fazer as pessoas terem reações inesperadas, como correr ou se debater, de forma que acabem se machucando.

Os relatos e recomendações são reforçados pelo biólogo do Departamento de Parques e Vida Selvagem do Texas, Ben Hutchins, que cita um famoso experimento publicado em um veículo periódico. Nessa experiência, um cientista capturou 10 espécimes da vespa e acabou sendo picado ao tentar segurá-las. “Não satisfeito, ele continuou e recebeu outras diversas ferroadas até que a dor se tornou tão insuportável que fez com que ele perdesse as vespas capturadas e se abrigasse em uma vala para chorar até quase perder os olhos”, relata a reportagem.

Hutchins afirma que a comunidade científica acredita que os mecanismos de defesa da vespa tarântula-falcão explicam o fato de essa espécie ter poucos predadores naturais. A aparência e o veneno efetivo faz com que poucas criaturas no mundo queiram se meter com essa vespa. Segundo o Oddity Central, na verdade, as vespas não são agressivas e não oferecem risco algum se não forem provocadas ou atacadas.

Nem mesmo os humanos precisam se preocupar ou se sentirem ameaçados por elas, já que o comportamento, por incrível que pareça, chega a ser dócil com as pessoas. Mesmo com os registros de casos de ataques a humanos existentes, o biólogo garante que as pessoas não precisam ter medo e considera o inseto um exemplar muito interessante da fauna.

Isso mesmo, acredite você ou não, elas são “amigáveis” e não atacam humanos, pois os machos se alimentam de néctar, não são carnívoros e sequer conseguem ferroar. Já as fêmeas são parasitas que usam o veneno para atacar as tarântulas (aranhas-caranguejeiras), que muitas vezes, possuem um tamanho bem superior ao da vespa. Veja o ataque no vídeo a seguir.

Mesmo assim, com apenas uma picada, as aranhas são paralisadas e são levadas (vídeo abaixo) até a cova do ninho da tarântula-falcão, onde, durante algumas semanas, servirão de alimento para a larva que resulta do ovo da vespa. O impressionante nessa situação é que as presas permanecem vivas até serem consumidas pelos “filhotes” do inseto voador.

Confira outras espécies de vespas curiosas clicando aqui.

E aí, amigo, teria uma vespa tarântula-falcão "amigável" de estimação? Comente no Fórum do Mega Curioso!

Últimas novidades em Ciência

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: