Pesquisa mostra que os gatos não são tão interesseiros quanto alguns pensam

27/03/2017 às 14:131 min de leitura

Para todo fã de gato, é difícil ouvir que eles não passam de animais egoístas e interesseiros, não é mesmo? Por mais que a gente fale que eles podem, sim, ser muito carinhosos, algumas pessoas preferem julgá-los sem ao menos lhes dar uma chance. Agora, a Ciência vem mostrar que os bichanos gostam – e muito – dos humanos.

Pesquisadores da Universidade Estadual do Oregon e da Universidade Monmouth, ambas nos EUA, reuniram 50 gatos para um experimento. Metade deles era de animais de estimação, com cama quentinha e um dono para dar amor; a outra metade era de gatos que viviam em abrigos e eram mais carentes de afeto.

Eles foram isolados por 2 horas e meia em algum ambiente familiar, para depois ter acesso livre a brinquedos, comida, petisco, cheiros gostosos e socialização com humanos. E se você pensa que a maioria foi correndo encher a pança, você está muito enganado: 19 deles foram direto procurar um pouco de carinho!

A maioria só quer um afago

Na sequência, por ordem de preferência, 14 felinos foram comer, 4 foram passar o tempo com algum brinquedo e 1 deles foi brincar com algo cheiroso. Os outros 12 animais apresentaram um comportamento mais nervoso e arredio após o período de isolamento. Isso mostra que esses “indivíduos individualistas”, como os gatos são conhecidos, podem apresentar comportamentos semelhantes de ternura, mesmo tendo raças, histórico de vida e genética diferentes.

“A constatação de que a maioria dos gatos em ambas as populações (de estimação ou abrigo) preferem interações sociais com os seres humanos, seguido por alimentos, pode indicar que esses estímulos podem ser um ótimo ponto de partida útil quando se considera consolidar ou aprimorar itens para gatos”, explicaram os autores.

***

Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas!

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: