O grou-canadense é um das mais antigas espécies de aves do planeta: já foram detectados fósseis datando de 9 milhões de anos atrás! Essa também é a idade dos aligátores, que mudaram pouquíssimo nos últimos milhares de séculos. Por isso, o vídeo que mostra as duas espécies entrando em conflito é algo digno de nota. Confira:


O vídeo inusitado foi gravado na semana passada por um funcionário do clube de golfe Eagle Marsh, localizado na Flórida (EUA). O grou-canadense abre suas asas e acaba afastando o aligátor de seu caminho. Segundo Greg Shine, que filmou a “discussão”, a ave estava defendendo os filhotes, que estavam em um ninho próximo de onde aconteceu o embate.

Enfrentar um aligátor não é uma coisa muito sensata, mas o grou-canadense parece saber perfeitamente o que fazer. Normalmente, ele afasta seus inimigos abrindo e batendo as asas para tentar se mostrar maior do que realmente é. A ave também pode emitir alguns assobios e tentar alguns chutes.

O aligátor em questão não esboçou muita reação – pelo jeito ele está só de passagem, mas se aproximou demais do ninho da ave. Como o grou defende a cria sem se importar com os perigos, era esperado que ele tentasse afastar o réptil. Enquanto isso, outra ave adulta ficou mais próxima aos filhotes.

***

Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas!