Pesquisadores da Universidade de Haifa, em Israel, observaram como um bonobo — uma espécie menor de chimpanzé — desenvolveu suas próprias ferramentas a partir de rochas e pedaços de madeira para obter comida.

Segundo uma notícia publicada pelo site New Scientist, os pesquisadores estudando Kanzi — o genial bonobo de 30 anos de idade que você pode ver no vídeo — costumam apresentar problemas ao animal para observar como ele se sai. No caso das ferramentas, os cientistas entregaram a Kanzi e a outro símio um pequeno tronco de madeira contendo comida escondida em seu interior.

Abordagem inteligente

Embora o companheiro de Kanzi tenha desistido de abrir o tronco depois de algumas tentativas, obtendo a comida após estraçalhar o objeto no chão, Kanzi decidiu empregar um método mais sofisticado e longo para chegar ao alimento.

O bonobo desenvolveu diversas ferramentas que permitiram que ele retirasse o alimento não só de um tronco, mas de um total de 24 deles, enquanto o outro animal conseguiu fazer o mesmo com apenas 2. Além disso, segundo os pesquisadores, um dos aspectos mais impressionantes com relação às ferramentas criadas por Kanzi é a semelhança com as que os antigos hominídeos utilizavam há milhares de anos.

Fonte: New Scientist