CIA já adestrou gatos para usá-los em serviços de espionagem

14/06/2013 às 05:412 min de leitura

É bem provável que você já tenha ouvido histórias absurdas quando o assunto é a Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês), mas você sabia que há algum tempo essa organização tentou usar gatos como espiões? A lógica seguia os conceitos básicos de que gatos são pequenos, ágeis e não costumam despertar suspeitas.

Para isso, nos anos 60, a agência americana investiu US$ 20 milhões em equipamentos de escuta e treinamento de felinos. O problema é que, àquela época, a tecnologia não era muito avançada nesse sentido. Gravadores pequenos existiam e eram utilizados, mas conseguiam captar diálogos muito pequenos – até porque, para se ter uma ideia, esse equipamento contava com uma escuta que ficava dentro do ouvido do gato e uma antena nas costas do animalzinho.

Operação

Fonte da imagem: Pixabay

Os agentes envolvidos nas novas tentativas de espionagem escolheram uma gata para treinar e, bem, essa foi a parte mais complicada, já que é difícil capacitar esse tipo de animal a seguir uma rota determinada. Gatos parecem ser animais completamente independentes e, se você tem ou já teve um desses bichanos, sabe bem que eles não costumam fazer muita coisa contra a própria vontade.

Após gastar uma quantidade alta de dinheiro e tentar adestrar os animais pelo longo período de cinco anos, os agentes decidiram colocar em prática as habilidades de espionagem do bichano, colocando-o em um conhecido lugar de reunião soviética em Washington, nos EUA. O animal tinha com alvo dois homens sentados em um banco e, quando foi cruzar a rua, morreu atropelado por um táxi. Lá se foram cinco anos de treinamento e US$ 20 milhões em investimentos.

Se você achou essa história maluca, prepare-se para saber que a agência americana já tentou treinar outros animais além de gatos. De acordo com o site da Discovery, os serviços de inteligência já usaram insetos e ratos como auxiliares em momentos de espionagens. A polícia e o exército da terra do Tio Sam já contaram com a ajuda de cães em algumas operações e já chegaram a testar implantes em tubarões para controlar os movimentos desses animais.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: