5 borboletas que são mestres da camuflagem

08/05/2017 às 02:002 min de leitura

O talento do disfarce na natureza não é só para os camaleões e algumas espécies marinhas. Muitas borboletas e mariposas também detêm essa capacidade incrível de se camuflar, sendo uma de suas únicas armas para se defender dos predadores.

Dessa forma, elas assumem o visual que nenhum pássaro, lagarto ou qualquer outro predador se interessaria em atacar, como folhas, troncos ou mesmo a aparência de outros animais. Confira abaixo algumas dessas borboletas e mariposas.

Borboleta-folha indiana

Fonte da imagem: Reprodução/Mother Nature Network

A borboleta-folha indiana — uma das várias do gênero Kallima — se esconde nas florestas tropicais úmidas do país asiático. Com as asas abertas, ela possui uma bela coloração azul e amarela. Porém, ao se sentir ameaçada, ela fecha as asas, tornando-se muito parecida com uma folha de planta.

Coenophlebia Archidona

Fonte da imagem: Reprodução/Mother Nature Network

Essa borboleta tropical (presente nas florestas do Brasil, da Colômbia, da Bolívia, do Equador e do Peru) tem manchas prateadas em suas asas que se parecem com fungos, fazendo-a ter a aparência de uma folha morta. E é em montes de folhas caídas em decomposição que ela gosta de se camuflar. 

Gonepteryx rhamni

Fonte da imagem: Reprodução/Mother Nature Network

Também com a aparência de uma folha, mas bem verdinha, a borboleta da espécie Gonepteryx rhamni é uma das que têm a vida mais longa entre as suas semelhantes, alcançando o tempo de 13 meses (bastante para uma borboleta). Por isso, pode-se dizer que o seu disfarce deve ser realmente eficaz. Esta borboleta é encontrada na Europa e no Norte da África. 

Mariposa Atlas

Fonte da imagem: Reprodução/Mother Nature Network

O tamanho de uma mariposa Atlas — que mede de 8 a 10 centímetros de diâmetro — faz com que ela seja uma refeição atraente para os predadores. No entanto, ela usa uma imitação ameaçadora para desencorajar os inimigos. Os desenhos nas asas lembram a cabeça e o corpo de uma cobra, visual que bota os predadores para correr.

Mariposa Vespa

Fonte da imagem: Reprodução/Mother Nature Network

Esse inseto, que mais parece uma abelha grande, é a mariposa vespa que é encontrada na Inglaterra, na Alemanha e na Áustria. Elas não picam como as abelhas, porém o seu voo em zigue-zague pode confundir os inimigos, além de seu visual, que pode deixar os predadores bem apreensivos em levar uma ferroada.  

*Publicado em 10/8/2013

***

O Mega está concorrendo ao Prêmio Influenciadores Digitais, e você pode nos ajudar a sermos bicampeões! Clique aqui e descubra como. Aproveite para nos seguir no Instagram e se inscreva em nosso canal no YouTube.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: