Polaridade terrestre influencia a forma como os cães fazem cocô

06/01/2014 às 12:161 min de leitura

Como você sabe, os animais migratórios contam com uma espécie de “bússola” embutida que os ajudam a definir a direção que devem tomar, e alguns parecem usar a polaridade da Terra para isso. Um estudo baseado em imagens de satélite, por exemplo, revelou por acaso que outros bichinhos — não-migratórios — como vacas, moluscos e algumas espécies de roedores costumam ficar alinhados conforme o campo magnético, surpreendendo os pesquisadores.

Pois um novo estudo conduzido por cientistas da Universidade Tcheca de Ciências sugere que os cães também são influenciados pelo campo magnético terrestre. Durante um período de dois anos, os pesquisadores observaram 70 animais de 37 raças diferentes enquanto eles se aliviavam — no total, foram 1.893 cocôs e 5.582 xixis —, determinando a direção na qual os cães se posicionavam.

Bússola embutida

Fonte da imagem: pixabay

Os pesquisadores perceberam que, em condições geomagnéticas tranquilas, os cães costumavam orientar seus corpos seguindo o eixo norte-sul, comportamento que não se repetia quando o campo magnético apresentava condições instáveis. O estudo revelou ainda que os cães não só preferem se posicionar na direção norte-sul, mas que parecem evitar a orientação leste-oeste.

Segundo o estudo, os cães são capazes de perceber pequenas variações na polaridade terrestre, o que afeta seu comportamento e seu senso de direção. De acordo com os cientistas, esta é a primeira vez que a sensibilidade ao campo magnético foi comprovada em cachorros, além de ser esta a primeira vez que essa característica foi observada de forma clara em mamíferos.

Contudo, apesar da curiosa descoberta, os cientistas não sabem explicar ao certo por que é que os cães fazem isso, nem se o ato é ou não consciente. Uma hipótese, no entanto, é que os bichinhos aproveitam esse momento de alívio para “calibrar” seu senso de orientação. Agora você já sabe o motivo de o seu cãozinho fazer você ficar passeando durante horas até que ele encontre o pedacinho de grama perfeito para fazer suas necessidades!

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: