Veja “casas” incríveis projetadas pelos melhores arquitetos da natureza

22/12/2018 às 11:312 min de leitura

Você já parou para reparar nas “casas” de alguns animais e como elas são surpreendentemente bem feitas? A natureza tem dessas (e muitas outras) perfeições mesmo e os abrigos projetados por algumas espécies formam estruturas muito bem executadas, que oferecem a elas a proteção necessária e local apropriado para criar seus filhotes.

Alguns dos animais “arquitetos” mais conhecidos estão os cupins, os castores, as vespas, as abelhas e os pássaros — o nosso João-de-Barro também merece destaque aqui. Pois foi observando o comportamento e as instalações construídas por esses animais que um fotógrafo alemão resolveu reunir em um livro as imagens mais incríveis sobre o assunto.

No livro Animal Architecture (Arquitetura Animal), o fotógrafo Ingo Arndt mostra as estruturas incrivelmente complexas que os animais ao redor do mundo criam, usando nada além de matérias-primas da natureza e seus bicos, garras, patas e dentes. São 120 fotografias que revelam como as espécies são minuciosas na construção de suas habitações e podem deixar qualquer engenheiro e arquiteto no chinelo.

Projetos em destaque

Fast Company

Um dos arquitetos mais reconhecidos da natureza é o pássaro-cetim (ou satin-azul). Eles têm olhos aguçados para a cor e adoram decorar seus grandes ninhos (feitos no chão) em forma de tendas com o que eles acharem de colorido pela natureza, incluindo objetos de lixo deixados por humanos.

Nesses ninhos do pássaro-cetim é possível observar pétalas de flores, folhas, gravetos, cogumelos, frutas e também pedaços de tecidos, tampinhas de água, canudos e o que eles mais encontrarem com cores vivas pela vizinhança. Ele gosta de enfeitar seu ninho assim porque, na sua espécie, as cores atraem mais os seus companheiros.

O fotógrafo também mostra o eficiente trabalho de formigas tecelãs, que podem construir um formigueiro enorme em apenas 24 horas. Ele também mostra as vespas e seus delicados e bem estruturados ninhos feitos com um material semelhante ao papel. Na introdução de seu livro, o fotógrafo diz que os arquitetos humanos poderiam pegar dicas de projetos sustentáveis dos animais:

"Não são apenas os arquitetos animais que se beneficiam de suas construções. Há também muitos outros usuários, sejam eles companheiros de quarto durante a vida dos construtores ou ‘inquilinos’ que assumem as suas estruturas por muito tempo depois que os construtores se foram. Ácaros habitam colmeias, um grande número de seres vivos se beneficia das barragens feitas por castores, os recifes de coral são usados como materiais de construção por seres humanos. O princípio da sustentabilidade aplica-se a construções de animais. Eles normalmente são usados ao longo de muitas gerações, são sempre ambientalmente amigáveis e biodegradáveis".

Confira mais algumas dessas construções incríveis nas imagens abaixo:

1 – Pássaros tecelões

Fast Company

Com grande habilidade, os pássaros tecelões da Namíbia constroem seus ninhos com finas lâminas de grama. Os caules são mordidos e então usados para tecer enquanto ainda estão frescos. Depois de um curto período de tempo, o sol tropical seca as lâminas verdes, e o ninho endurece, mudando para um tom amarronzado.

2 – Formiga vermelha da madeira

Fast Company

Esses é um ninho de formigas vermelhas da madeira, clicado em Hessen, na Alemanha. Em comparação com o seu minúsculo tamanho do corpo de apenas um centímetro, as formigas vermelhas de madeira constroem verdadeiros arranha-céus. As estruturas de material vegetal e de terra podem chegar a mais de seis metros de altura.

3 – Formigas tecelãs

Fast Company

As formigas tecelãs australianas constroem seu ninho com folhas, puxando-as e fazendo um trabalho de "costura" em conjunto. Os construtores adultos puxam as folhas com as pinças e depois as entrelaçam com fios de seda produzidos por suas larvas. Eles podem construir um ninho todo em 24 horas.

4 – Cupim-bússola

Fast Company

A imagem mostra um campo enorme repleto de torres de cupim-bússola, que têm, em média, quase dez metros de altura cada um.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: