E o prêmio de animal terrestre mais rápido do mundo vai para...

13/05/2014 às 06:131 min de leitura

Quando você pensa nos animais mais velozes do mundo, o que vem à sua mente?! Em geral, costumamos pensar em felinos corredores – como guepardos ou leões – ou até mesmo em raposas, coiotes ou algumas espécies de cães selvagens. Mas o que você diria se descobrisse que o animal mais rápido do mundo é um ácaro?

Pois é. É isso mesmo que você leu: um ácaro. Depois do caso da nova espécie de aranha que dá saltos mortais, mais um aracnídeo ganha destaque no meio científico por seu desempenho em termos de locomoção e velocidade.

O pequeno ácaro da espécie Paratarsotomus macropalpis – que tem o tamanho de um grão de gergelim – acaba de ganhar o título de animal terrestre mais rápido do mundo, de acordo com os pesquisadores da Pomona College, na Califórnia, nos Estados Unidos.

TimeParatarsotomus macropalpis

A novidade foi revelada em um estudo que mostrou que, enquanto um guepardo corre 16 vezes a medida de seu corpo por segundo, o ácaro é capaz de se mover 322 vezes seguindo a mesma proporção. Esse número demonstra que o animal é duas vezes mais rápido do que o besouro-tigre australiano, que era o detentor do recorde até o momento com uma velocidade de 171 corpos por segundo.

Por causa de seu tamanho reduzido e movimentação incrivelmente rápida, os pesquisadores não conseguiram utilizar os métodos tradicionais para medir a velocidade exata do bichinho. Dessa maneira, a equipe resolveu filmar o animal correndo em uma pista de concreto.

Após gravar o desempenho do ácaro, os cientistas revisaram as cenas e descobriram que o artrópode é capaz de mudar de direção rapidamente, além de concluirem que a velocidade do animal estava muito acima de suas expectativas. Para se ter uma ideia, a velocidade do Paratarsotomus macropalpis equivale a um humano correndo a 2.100 km/h.

E aí, será que um dia os pesquisadores conseguirão encontrar um animal ainda mais rápido do que o ácaro californiano?! Registre seu palpite nos comentários.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: