Conheça os bodes marroquinos escaladores de árvores

17/05/2014 às 04:322 min de leitura

Bodes. Os bodes têm dominado o mundo virtual no último ano com suas várias performances musicais, versões de aberturas de seriados e até video games aclamados. Por isso, para fins de utilidade pública é que trazemos as seguintes imagens de bodes que subiram em árvores. “Ora, mas por que isso?”, você se questiona. A pergunta correta, caro leitor, é “por que não?”

Encontrados em um pequeno vilarejo de Tamri no Marrocos, os bodes escalam essas árvores chamadas arganias em busca de alimento. Os frutos da argania são a melhor comida que um bode de Tamri poderia querer e alcançar esses frutos requer deles uma inimaginável capacidade de equilíbrio, algo meio inesperado vindo de um quadrúpede com cascos nas patas.

A argania (Argania spinosa) é encontrada apenas na região semiárida do sudeste do Marrocos. Essa espécie cresce a uma altura de 8 a 10 metros e vive mais de 200 anos. As florestas dessa árvores cobrem cerca de 800 mil hectares e são declaradas pela UNESCO como reserva da Biosfera. Com o tempo, os bodes parecem ter dominado habilidades acrobáticas, perambulando sobre os galhos inclinados dessa vegetação e proporcionando um bizarro espetáculo visual.

Porém, essa não é a única coisa notável sobre essas criaturas. Após digerir os frutos, os bodes deixam para trás esterco que contém grandes sementes vindas daquilo que eles consumiram. Essas sementes são extraídas do estrume, lavadas — esperamos — e pressionadas contra o chão para produzir o óleo de argan.

O óleo de argan é um exótico óleo medicinal usado para fins culinários e cosméticos. Ainda que seja meio nojento imaginar que as pessoas comam e esfreguem no corpo algo que veio saiu do traseiro de um bode, o óleo de argan é bastante popular nessa região do Marrocos, assim como o Mc Donald’s é popular em nossa parte do planeta.

Qualquer conflito pessoal que você venha a ter sobre isso, basta travar a seguinte disputa: óleo saudável saído do traseiro de um bode versus carne falsa acompanhada de colesterol — o que é nojento de verdade?

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: