Enxames de mariposas gigantes estão invadindo sudeste da Ásia

26/06/2014 às 05:052 min de leitura

Mariposas gigantes estão fazendo aparições em massa na Malásia e em Cingapura e ninguém sabe exatamente o porquê. De nome científico Lyssa zampa, esses insetos são bem grandes, sendo que a envergadura — extensão da ponta de uma asa a outra — pode chegar a mais de 15 centímetros.

Elas não são venenosas e também, até hoje, não há informações de que de possam trazer alguma doença, mas há tantas mariposas gigantes em alguns países do sudeste da Ásia que milhares delas já conseguiram até interromper uma partida de futebol, no Estádio Makmur Darul, no final de maio.

Says

Enxames místicos

Esses bichos são recebidos com curiosidade pela maioria das pessoas, principalmente pelos habitantes dessas regiões, mas há muitas crendices sobre eles. O jornal malaio The Star fez uma enquete em sua fanpage no Facebook, perguntando às pessoas o que elas achavam que estava causando o fenômeno e as respostas foram bem supersticiosas.

“Os mais velhos dizem que é alguém visitando”, disse Olivia Airine Sue, fazendo alusão ao mito de que as mariposas são manifestações físicas de pessoas queridas que se foram. “Não é um bom presságio”, disse Tom Said.

“Deve ser um sinal de que coisas ruins estão prestes a acontecer”, comentou a usuária Vivien Wong. A população se divide entre admiração e cautela e, justamente por causa dessas superstições, é um sério tabu matá-las ou perturbá-las.

Teorias sobre a causa

As mariposas geralmente surgem no verão, mas raramente em número tão grande. A última vez que houve superpopulação do tipo foi em 2005, há quase 10 anos. Está claro que as mariposas são atraídas pelas luzes da cidade, mas a razão da “enchente” atual ainda é um mistério.

Alguns especialistas acreditam que o excesso delas neste ano é devido à falta de predadores e parasitas. Outros dizem que as condições climáticas de 2014 têm sido particularmente boas para as lagartas. Mas, no fim, não há como afirmar com certeza. E você, o que acha que está causando esse enxame de mariposas?

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: