Veja as imagens dos cavalos canibais da Austrália

25/09/2014 às 08:421 min de leitura

Dois ecologistas flagraram uma ação um tanto inesperada nos Alpes Australianos no mês passado. Don Driscoll e Sam Banks estavam realizando uma missão em um acampamento no Parque Nacional de Kosciuszko e viram alguns cavalos selvagens comendo as entranhas de outro da mesma espécie que estava morto na neve.

Segundo Don disse ao Daily Mail, os cavalos pareciam famintos e se “converteram” ao canibalismo. A falta de alimento na região gélida e coberta de neve pode ter levado os animais a cometerem esse tipo de ação, pois nunca foram registrados cavalos carnívoros antes.  

Os ecologistas viram antes apenas o cavalo morto, que tinha um enorme buraco em seu abdômen, enquanto seguiam no caminho para uma colina do parque nacional, que fica localizado entre New South Wales e Victoria.

“Os intestinos estavam para fora. Mas não estava claro o que poderia ter causado o dano. Eu não tinha ideia do que poderia ter feito isso”, disse Don, que é ecologista da Universidade Nacional Australiana.

Apenas no dia seguinte que a dupla de ecologista descobriu o que aconteceu, quando eles retornaram da colina e viram três cavalos famintos perto do seu semelhante morto. Dois deles estavam com os focinhos enfiados dentro da cavidade abdominal do equino morto. "Eles estavam comendo o que restava das entranhas. Obviamente estavam morrendo de fome", contou Don.  

Quando os pesquisadores chegaram mais perto, os animais fugiram. Os cavalos são herbívoros, mas o especialista acredita que eles foram obrigados ao canibalismo por chegarem ao limite da fome. “Acho que tempos desesperados exigem medidas desesperadas no mundo dos cavalos", teorizou o ecologista.

Os cientistas escreveram em um relatório acadêmico que tal comportamento nunca havia sido documentado antes. Driscoll disse ainda que o número de cavalos selvagens no Parque Nacional Kosciuszko aumentou exponencialmente, o que também pode contribuir para o canibalismo. Atualmente, está em processo de estudo uma forma de minimizar o problema. 

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: