Conheça alguns fatos interessantes sobre os gorilas

08/10/2014 às 06:423 min de leitura

Tidos como os grandes símios nativos da África e maiores primatas do mundo, os gorilas são animais incríveis e tipicamente divididos em dois grupos. O gorila da montanha vive nas regiões montanhosas da África central, enquanto o gorila da planície vive nas densas florestas da África central e ocidental.

Segundo o Live Science, embora os dois tipos sejam muito semelhantes, eles têm algumas diferenças. Por exemplo, os gorilas das montanhas tendem a ter pelos mais longos e grossos (uma adaptação para as temperaturas mais frias de onde vivem), enquanto os da planície têm pelo curto e fino, pois essa pelagem é adaptada para ambientes florestais úmidos e quentes.

Outra diferença é o tamanho. Os gorilas de planície têm de 1,20 a 1,80 metros de altura e pesam de 68 a 180 quilos. Já os gorilas das montanhas têm quase a mesma altura, embora eles tendam a pesar um pouco mais, sendo de 135 a 220 quilos, em média.

Onde vivem?

Os gorilas da montanha vivem nos montes altos vulcânicos e verdes de Ruanda, Uganda e na República Democrática do Congo. Já a espécie da planície vive nas florestas da África central e ocidental da Guiné Equatorial, Angola, Camarões, República Centro Africano, Congo, Gabão e República Democrática do Congo.

O que comem?

De acordo com o Live Science, esses animais são adeptos da alimentação “verdinha” em sua maioria, com algumas exceções. Eles geralmente costumam comer vegetação, como aipo selvagem, brotos, raízes, frutas, cascas de árvores e celulose, mas de vez em quando são capazes de comer pequenos animais e insetos.

Em se tratando de quantidade de comida, um macho pode comer até 18 quilos de vegetação por dia. Que fome, hein? De fato, a dieta exata de cada gorila depende de onde eles vivem.

De acordo com informações do Sea World, cerca de 67% da dieta de um gorila de planície é de frutas, enquanto 17% vem de folhas, sementes e caules, e 3% vem de cupins e lagartas. Já o gorila da montanha tem uma dieta composta em cerca de 86% de folhas, brotos e talos, 7% de raízes, 3% de flores, 2% de frutas e 2% de caracóis, formigas e larvas.

O que fazem?

Os gorilas vivem em grupos, que são chamados de tropas ou bandos. Um bando de gorilas pode ter de apenas dois até 50 membros. Geralmente, esses bandos são liderados por um macho dominante, chamado de dorso prateado, que muitas vezes pode ser identificado por uma faixa cinza de pelo em suas costas.

O dorso prateado toma as decisões sobre quando seu grupo acorda, come, se desloca e descansa a noite. Como ele deve proteger sua família em todos os momentos, esse gorila líder tende a ser o mais agressivo. Em algumas situações, ele bate com as duas mãos no peito quando percebe alguma ameaça para afastar o perigo.

Cada hora do dia tem o seu propósito para uma tropa de gorilas. As manhãs e noites são destinadas a alimentação. No meio do dia, os gorilas tiram uma soneca, brincam com outros gorilas ou namoram. À noite, eles também descansam em camas, feitas de folhas e galhos, para dormir.

Reprodução

Assim como os seres humanos, as fêmeas ficam grávidas durante nove meses e, geralmente, dão à luz apenas a um filhote de cada vez. Os pequenos gorilinhas recém-nascidos pesam cerca de 1,8 kg.  

Nos primeiros meses, eles são carregados pelas mães junto ao peito. A partir de cerca de 4 meses até os 2 ou 3 anos de idade, os jovens gorilas montam nas costas de suas mães para se locomover. Em torno de 7 a 10 anos, o jovem gorila se torna maduro o suficiente para ter a sua própria família. Neste período, o gorila deixa o grupo de sua mãe para encontrar uma companheira.

Preservação da espécie

A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) lista as espécies de gorilas beringei (gorila de montanha e gorilas das planícies orientais) como ameaçadas na sua Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas. Infelizmente eles são caçados e seu habitat foi destruído pela mineração e agricultura.

A IUCN estima que existam cerca de 680 gorilas da montanha restantes em duas populações isoladas. Enquanto faltam dados para determinar a população de gorilas das planícies orientais, a IUCN diz que acredita que o total da população diminuiu drasticamente.

De acordo ainda com a IUCN, a espécie Gorilla gorilla (gorilas das planícies ocidentais e gorilas do rio cross) está também criticamente ameaçada, com uma redução da população de mais de 80% ao longo de três gerações (cada geração é de cerca de 22 anos).

Outras curiosidades

  • Os braços dos gorilas são mais longos do que as pernas. Isto lhes permite andar usando os quatro membros, enquanto ainda permanecem com postura vertical;
  • Estes primatas são muito inteligentes, podendo usar ferramentas simples e aprender a linguagem de sinais em cativeiro;
  • Os gorilas geralmente não precisam beber água de lagos ou rios. Eles recebem toda a umidade necessária de sua comida e do orvalho da manhã;
  • Um gorila pode viver por até 35 a 40 anos em estado selvagem e até 50 anos em cativeiro.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: