Weta: conheça o inseto gigante que está entre os mais pesados do mundo

05/01/2015 às 06:291 min de leitura

Se você é do tipo de pessoa que não é lá muito fã de insetos, encontramos mais um para você adicionar à sua listinha de desafetos. Caso você não conheça ainda, se trata do weta, um tipo de gafanhoto gigante nativo da Nova Zelândia que possui um corpo que pode medir até 10 centímetros de comprimento e pesa entre 20 e 30 gramas — embora existam registros de espécimes com mais de 70 gramas, ou seja, com peso equivalente ao de três ratos!

Esses insetos pertencem ao gênero Deinacrida e estão entre os mais pesados do planeta, já que geralmente pesam mais do que um pardal. Existem cerca de 70 espécies de weta conhecidas, e a maior delas é a Little Barrier Island — ou Deinacrida heteracantha, também conhecida como wetapunga —, e seu nome incomum foi tomado “emprestado” da palavra maori weta, que era usada pelos nativos neozelandeses para denominar esse gafanhotão.

Gafanhotão peso-pesado

Os weta são superadaptáveis e capazes de suportar grandes variações de temperatura. Portanto, é possível encontrá-los tanto em florestas e pastagens como em montanhas, grutas e até zonas urbanas. Eles costumam se esconder durante o dia em buracos, saindo à noite para caçar suas presas — como outros invertebrados — e devorar frutos e plantas.

Esses bichões enormes mudaram muito pouco nos últimos 100 milhões de anos e às vezes são chamados de dinossauros do mundo dos insetos. Eles contam com mandíbulas poderosas e suas “mordidas” podem ser bem dolorosas. Além disso, esses animais também são capazes de provocar arranhões nada agradáveis que potencialmente podem se tornar infectados.

No entanto, os weta se apoiam na sua aparência assustadora e nada amigável para afugentar possíveis predadores, e os ataques contra humanos são pouco comuns. E, se você tiver o azar de dar de cara com um bicho desses, não se preocupe com o risco de que um pule para cima de você, pois, eles são tão pesados que, apesar da semelhança com os gafanhotos, são incapazes de saltar.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: