Por que os galos cantam todos os dias antes do amanhecer?

09/05/2019 às 04:002 min de leitura

No mundo animal, existem muitas perguntas que martelam a nossa cabeça e uma delas é: por que os galos cantam sempre na parte da manhã? Tantas horas para que eles possam cantar, o que faz com que eles escolham sempre o mesmo horário? Quem já teve a oportunidade de presenciar pessoalmente sabe que ele funciona como um relógio.

Existe uma explicação científica para isso ou tudo não passa de mais uma dúvida sem resposta? Somente em 2013 é que os cientistas conseguiram chegar a algumas soluções, mas elas definitivamente não são a última palavra. Ainda há muito sobre o que pesquisar, mas algumas coisas já podem ser resolvidas.

A pesquisa

Cientistas da Universidade de Nagoya, dirigidos pelo professor Takashi Yoshimura, fizeram vários experimentos com galos a fim de conseguir respostas para essas perguntas. Eles pegaram diversos animais e os deixaram expostos a diversos ambientes por várias semanas. Os bichos reagiram de forma que eles puderam chegar a algumas conclusões.

A equipe tentou enganar os pássaros, colocando-os aleatoriamente em ambientes com muita luz brilhante, som alto, ambientes escuros e muitos outros, podendo dizer que as aves têm um relógio interno que reage a diversos estímulos externos. Dessa forma, não tem um só motivo que faz os galos cantarem, e sim vários deles.

Então, por que os galos cantam?

Embora os galos cantem religiosamente todos os dias pela manhã, esse não é o único horário em que eles soltam suas vozes. É possível presenciá-los cantando em qualquer parte do dia. Os pesquisadores concluíram que o canto dos galos têm diversas funções e, como já foi dito, eles reagem a estímulos externos.

Os barulhos altos e mudanças nos níveis de luzes, tudo isso é tido pelo galo como uma ameaça e ele não deixa por menos: canta para mostrar quem é que manda. Nesse caso, a função é bradar mais alto frente ao inimigo. E isso não acontece apenas nas primeiras horas do dia, e sim em qualquer horário em que o animal achar que está correndo perigo.

Algumas pessoas acreditam que esse é o verdadeiro motivo pelo qual eles cantam no final da madrugada, já que é nesse horário que o escuro começa a terminar. Mas o fato do galo cantar duas horas antes de a luz do sol surgir ainda intriga os cientistas, que acabaram por considerar outra situação depois de suas pesquisas.

Marcando território

De acordo com o estudo realizado, o canto do galo antes do amanhecer serve para que ele mostre às outras aves quem é que está dominando aquele território, marcando suas impressões. Como, durante a pesquisa, vários animais estiveram juntos o tempo todo, eles passaram a cantar quase sempre no mesmo horário, todos querendo tomar a dianteira.

"Nossos dados preliminares sugerem que o galo melhor classificado tem prioridade em cantar pela manhã e o menor é paciente o suficiente para esperar e segui-lo todos os dias", diz Yoshimura. Ou seja, para os cientistas, a iluminação nada tem a ver com a preferência das aves pelo fim da madrugada e existe, sim, uma hierarquia entre eles.

Ou seja, o verdadeiro motivo pelo qual os galos cantam no período da manhã ainda não é totalmente compreendido. Marcar território ou reagir a estímulos? Mesmo depois de milhares de anos, a pergunta ainda não foi respondida definitivamente. Quando nos referimos ao mundo animal, sempre existe uma dúvida que não pode ser solucionada.

*Publicada originalmente em 09/02/2015.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: