Assistir a vídeos estrelados por gatos pode fazer bem à saúde, diz pesquisa

18/06/2015 às 08:151 min de leitura

Vídeos que mostram gatos com a cabeça presa em potes plásticos angariam milhares de visualizações em poucas horas. Mas por quê? Disposta a investigar os efeitos causados pelos bichanos que estrelam as redes sociais, Jessica Myrick, professora da Universidade de Indiana (EUA), conduziu um estudo que elenca três linhas de pensamento que explicam o porquê da popularidade dos animais na web.

Os resultados da pesquisadora levam em conta as respostas de 6.795 entrevistados – dos participantes, 90,4% são brancos e 88,4% mulheres. De acordo com Myrick, vídeos protagonizados por gatos são capazes de, primeiro, servir como “paliativo”, como calmante, para momentos de estresse. Outra das hipóteses levantadas é aquela mais óbvia: passamos tempo junto dos pequenos de quatro patas para procrastinar tarefas, como “a finalização da escrita de um artigo”, exemplifica a professora.

Por fim, quem assiste aos filmes estrelados por gatos pode estar manifestando um determinado traço de personalidade; é que os animais são vistos como antissociais, e podem espelhar o comportamento de um sujeito introspectivo. A afirmação de Myrick encontra consistência se levados em conta os perfis dos entrevistados: a maioria deles é, de fato, introspectiva ou tímida – quando questionados sobre o estado de humor das últimas duas semanas, porém, os participantes disseram ter estado “felizes”.

Felicidade e culpa

A pesquisa afirma que níveis de irritação, ansiedade, culpa e de tristeza baixam quando assistimos vídeos de gatos. Aumentam ainda as emoções positivas, tais como esperança, felicidade e contentamento, durante uma “terapia online às custas dos bichanos”.

Mas nem tudo são flores. Quem se protela uma obrigação tende a se sentir mal e pensa algo como “eu deveria terminar meu trabalho, e não perder horas gargalhando com um gato que toca piano ou reclama durante um banho de pia”. Vídeos que mostram cachorros e outros animais em situações engraçadas também fazem bem à saúde, na maioria das vezes – encontramos milhares de gatos internet afora pois a quantidade dessas postagens é maior, vai apontar Myrick.

Via TecMundo.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: