Mergulhadores acham bolha gigante e brilhante a 22 metros de profundidade

13/08/2015 às 08:442 min de leitura

Um grupo de mergulhadores foi surpreendido durante um passeio pelo fundo do oceano. Basicamente, eles se depararam com uma bolha gigante, do tamanho de um elefante, de aspecto gelatinoso, quando estavam a 22 metros de profundidade. Isso em uma região do Mar Mediterrâneo, na costa da Turquia.

Quando se aproximaram da estrutura gigantesca, os mergulhadores perceberam que, à medida que jogavam luz contra a bolha, ela brilhava como se fosse feita de glitter. Felizmente, entre o grupo havia o fotógrafo e cinegrafista Lutfu Tanriover, especialista em imagens marinhas e que registrou o encontro. O fato é que a equipe não sabia reconhecer a imensa estrutura e só descobriu do que se tratava depois de divulgar o vídeo que você pode ver mais abaixo.

No final das contas, os mergulhadores acabaram registrando uma estrutura marinha conhecida como massa de ovos de lula, conforme explicou o expert Michael Vecchione, curador de cefalópodes do Museu Nacional de História Natural de Washington, D.C., nos EUA.

Essas estruturas geralmente não ficam em regiões costeiras, e por isso Vecchione disse que os mergulhadores tiveram sorte. O especialista disse, em declaração publicada no Live Science, que não há como saber quantos ovos havia nessa massa, mas a estimativa é a de que esse número seja grande, algumas dezenas de milhares, no caso.

Cada ovo mede algo em torno de 2 mm, e a fêmea os deposita nessa massa gelatinosa que aumenta de tamanho quando vai se misturando com a água do oceano, resultando em uma estrutura gigantesca – no caso dessa encontrada pelos mergulhadores, a estimativa é a de que o corpo tenha algo em torno de 4 m de diâmetro.

Em 2006, uma grande massa de ovos de lula foi encontrada na costa da Califórnia, nos EUA. Nesse caso, a estimativa era a de que a massa carregasse entre 600 mil e 2 milhões de ovos da espécie Dosidicus gigas. Para Vecchione, os ovos encontrados no Mediterrâneo parecem ser da espécie Ommastrephes bartramii.

“Se temos um animal que produz milhões de filhos, para que a população permaneça estável, apenas dois deles precisam sobreviver. Muitas coisas gostam de comê-los, inclusive pessoas”, disse Vecchione.

Até hoje não há relatos de que as fêmeas fiquem tomando conta dessas massas gigantescas. A ciência ainda não sabe, inclusive, como exatamente a fêmea mistura o esperma com seus óvulos durante o procedimento. Com relação ao tempo de eclosão dos ovos, acredita-se que esse processo seja relativamente rápido e aconteça dentro de um prazo de três dias.

Se não for devorada por algum predador, a lula tem uma vida que dura de um a dois anos. “Elas são muito importantes na cadeia alimentar”, explica Vecchione. E aí, o que você achou dessa bolha de ovos de lula? Já tinha visto algo parecido antes?

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: