Como calcular a idade ‘humana’ do seu cachorro

25/04/2017 às 03:003 min de leitura

Tempos atrás, nós publicamos um texto sobre como calcular a idade “humana” dos gatinhos. Desta vez, abordaremos o mesmo assunto, mas tendo aqueles que são considerados os nossos melhores amigos como foco principal. Afinal, você sabe quantos anos teria o seu cachorro se ele fosse gente de verdade?

Os anos em si nunca mudam. O que se altera é o jeito de calcular a idade correspondente que seu companheiro de quatro patas teria se fosse um humano. Tal como a idade felina, existe uma sabedoria popular que diz que basta multiplicar a idade real do animal por sete e você terá a sua idade “humana”. Mas isso não funciona muito bem.

Acontece que, assim como os gatos, os cachorros também possuem um amadurecimento muito acelerado em seu primeiro ano de vida. De fato, esses primeiros 12 meses de idade seriam equivalentes a 15 anos humanos! Eles atingem a vida adulta de uma maneira muito mais rápida do que seus próprios donos.

Uma diferença em relação à contagem dos gatos é que os cachorros possuem uma variedade de tamanho muito maior, dependendo da sua raça. O cálculo da idade de um chihuahua é diferente do de um dinamarquês – também chamado de dogue alemão. Enquanto cachorros de maior porte chegam à meia idade ao atingir seis anos, os menorzinhos levam mais tempo para isso.

Tamanho do cachorro influencia no cálculo de sua idade equivalente em "anos humanos"

Fazendo as contas

Cesar Milan, o “encantador de cães”, dá uma fórmula para calcular a idade de seu animal: subtrair dois anos de sua idade, multiplicar por quatro e adicionar 21. Por exemplo: se seu fiel companheiro tiver cinco anos, você vai diminuir dois (ficando com três), multiplicar por quatro (ficando com 12) e adicionar 21, totalizando 33 anos “humanos”.

Outra tática, mais completa e precisa, é usar a calculadora que a Pedigree fornece em seu site oficial. Lá você pode inserir a idade correta de seu cachorro, escolher sua raça e pronto! O site te fornece automaticamente a idade correspondente em anos humanos para o seu cãozinho.

“E se eu não souber a idade dele?

Muita gente adota cachorros sem saber sua procedência e sua idade. Por isso, fica mais complicado estipular quantos anos ele possui. Mas não é impossível, já que, de uma maneira geral, eles apresentam características corporais que vão mudando ao longo do tempo – igual a nós, que envelhecemos e trocamos os dentes de leite, criamos rugas e por aí vai.

Um veterinário pode estipular a idade aproximada de seu animalzinho com maior precisão, mas você pode seguir a tabela abaixo para ter uma noção:

  • De 5 a 8 semanas: os filhotes abrem os olhinhos e os primeiros dentes aparecem.
  • De 4 a 8 meses: mudança de dentição, os dentinhos de leite caem e são substituídos pelos permanentes.
  • De 1 a 2 anos: o tamanho máximo do animal já foi atingido e os dentes apresentam partes amareladas.
  • De 2 a 3 anos: os dentes apresentam acúmulo de tártaro e é necessário escová-los regularmente. Também aparecem os primeiros sinais de gengivite.
  • De 3 a 7 anos: “cabelos” brancos aparecem no focinho e os dentes estão mais desgastados.
  • A partir de 7 anos: a mobilidade diminui, alguns dentes podem cair e os olhos podem apresentar catarata.

Etapas de envelhecimento podem ser notadas nos pelos, dentes e estrutura dos cachorros

Cães idosos

Lembre-se de uma coisa muito importante: não é porque seu companheiro ficou velhinho que ele não precisa de cuidado e carinho. Pelo contrário, é nessa fase que ele requer maior atenção. Ele foi fiel a você durante toda sua vida; então, nada mais justo que você dê o conforto que ele merece com o amor que sempre recebeu.

E, caso você esteja em dúvida sobre adotar um cachorro já idoso, pense que essa pode ser a última oportunidade de ele se sentir amado por uma família. Cachorros com mais idade têm maior dificuldade de conseguir adoção nos abrigos, então é essencial que, se você for escolher um cãopanheiro para a vida, esteja preparado para cuidar dele até o fim.

A expectativa de vida de um cãozinho depende muito da sua raça, do seu tamanho e da sua alimentação. Raças menores tendem a viver mais, chegando a até 15 anos. Cachorros grandes, normalmente, vivem em média 10 anos.

Cachorros com idade mais avançada requerem cuidado redobrado

Você já teve algum cãozinho que viveu mais do que isso? Conte para nós como foi conviver com ele!

*Publicado em 13/08/2015

***

O Mega está concorrendo ao Prêmio Influenciadores Digitais, e você pode nos ajudar a sermos bicampeões! Clique aqui e descubra como. Aproveite para nos seguir no Instagram e se inscreva em nosso canal no YouTube.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: