Se o azul é uma cor primária, por que existem tão poucos animais nesse tom?

07/05/2019 às 05:001 min de leitura

Ao lado do vermelho e do amarelo, o azul é considerado uma das cores primárias: através da mistura dessas três, é possível conseguir uma infinidade de outras tonalidades. Mas apesar de o azul ser tão “básico”, vocês já notaram como existem pouquíssimos animais com essa coloração?

As plantas conseguem produzir o pigmento por causa da antocianina, que é derivada de sais flavílicos. E ela não produz só o azul: cores como o alaranjado, o vermelho e o roxo também têm origem na antocianina, que protege as plantas contra os raios ultravioletas.

Os animais, entretanto, não são capazes de produzir a tonalidade azulada. Por isso, quando algum bichinho possui essa cor, isso é resultado de outras variáveis, como a iridescência (um fenômeno ótico) ou a reflexão seletiva.

Na fauna, o azul não é a cor mais quente

O site Mother Nature Network usou o exemplo do pássaro gaio-azul para explicar essas variáveis. Como o pequeno animal produz melanina, sua coloração natural deveria tender ao preto, e não ao azul. Porém, alguns pequenos espaços de ar nas penas da ave são responsáveis por dispersar a luz, fazendo com que esse passarinho pareça azul a nossos olhos.

O gaio-azul é da mesma família dos corvos e natural da América do Norte

O efeito acima é chamado de “Dispersão de Rayleigh” e explica outras coisas, como a coloração azul do nosso céu. Ele também pode ser usado para explicar essa tonalidade em diferentes tipos de borboleta e outras aves. Curioso, não?

Através disso, fica mais claro por que existem pouquíssimas espécies de répteis, anfíbios, peixes e mamíferos com a cor azulada. Um desses casos é a raríssima iguana-azul, natural da ilha de Grande Caimão, na América Central. Em 2007, pouco mais de 300 espécimes viviam livres na natureza.

Confira outros animais nessa cor tão apreciada:

Galeria 1

***

Gostaram? Que outros animais vocês gostariam que existissem nessa cor? Gatos, coelhos, girafas ou morcegos? Liberem a criatividade nos comentários!

*Publicado em 10/9/2015

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: