Estudo indica que agressividade dos gatos pode estar ligada à cor

04/07/2017 às 03:001 min de leitura

Quando falamos de gatos, existe aquela parcela da população que os ama por eles serem extremamente fiéis a seus donos, mas também há aqueles que os consideram assassinos em potencial prontos para dar o bote. Porém, todo dono de gato consegue perceber diferenças comportamentais entre um e outro felino: enquanto alguns são mais irritados, outros são bem mansinhos.

Mas o que determina esse comportamento? Um estudo publicado no Journal of Applied Animal Welfare Science tenta desvendar se a cor do bichano pode ter alguma relação com sua agressividade ou doçura. Pesquisadores da Universidade Davis, na Califórnia (EUA), analisaram os animais de 1.274 pessoas, coletando dados como cor, agressividade contra seres humanos e contra outros gatos, além de comportamento no veterinário.

Cor do gato pode ter relação com sua agressividade

Biologia evolutiva

As fêmeas de cor alaranjada, preta e branca ou cinza e branca tendem a ser mais agressivas durante o relacionamento com os humanos em tarefas cotidianas e em visitas ao veterinário. Já os mais calmos são os gatinhos de coloração cinza, preta, branca ou malhada.

Apesar dos resultados mostrados, ainda não se pôde chegar a uma conclusão de que a natureza da agressividade de algum gato será determinada por sua cor – os estudos na área ainda estão no começo, e são precisos muito mais dados para se chegar a um consenso.

Porém, a relação da cor dos gatos com sua agressividade pode ter alguma explicação na biologia evolutiva. Quando a raposa-de-prata, por exemplo, passou por um experimento para deixá-la mais dócil e domesticável, no final dos anos 50, algumas características físicas como sua coloração e formato da cauda e das orelhas foram modificadas. Resta entender, agora, se isso também aconteceu na domesticação dos felinos.

***

Você já notou algum tipo de comportamento e agressividade diferente entre os seus gatos? Qual deles você acha que pode ser mais bravinho?

*Publicado em 03/11/2015

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: