Uma das coisas que mais provocam irritação nos seres humanos, certamente, é quando uma mosca ou qualquer outro inseto perdido entra na sala, quarto, escritório ou em outro cômodo. Eles ficam ali na janela se debatendo e fazendo um barulho que não deixa ninguém se concentrar em nada que esteja fazendo.

Se você é um ser humano normal, com certeza já viveu uma situação dessas e não sossegou enquanto não expulsou o inseto irritante para fora da sua casa. Mas você já parou para pensar por que a mosca ou qualquer outro bicho faz esse tipo de coisa? Por que continuam se batendo em vez de sair pelo buraco pelo qual entraram?

Uma publicação do site Science Dump apresentou a resposta. O artigo esclarece que os insetos não seguem uma rota específica, ou seja, eles jamais vão regressar pelo caminho pelo qual vieram. Dessa forma, eles nunca vão saber como voltar ao mundo externo. A explicação é do pesquisador do laboratório de Entomologia da Universidade de Wageningen, na Holanda, Hans Smid.

Smid também conta que esses bichos usam a luz para se guiar e não conseguem diferenciar uma janela aberta ou fechada por meio do vidro transparente. Assim, a tendência é que eles fiquem se batendo contra a janela até que caiam mortos

O que podemos fazer então?

Como os insetos procuram a luz, a melhor maneira de ajudá-los é fechando a cortina até a área da janela que está entreaberta. Assim, eles não se confundem com o vidro e voam para a liberdade, vivendo felizes para sempre.

O que você faz quando um inseto entra no seu quarto e fica se debatendo contra a janela? Dê a sua solução para o problema no Fórum do Mega Curioso