Por que os gatos morrem de medo de tomar banho?

23/06/2017 às 03:002 min de leitura

Se você é dono de um gato, já deve ter notado a aparente aversão dos bichanos em relação à água. Você já se perguntou se ele tem um instinto Cascão ou algum medo insano de tomar banho? A ciência trata de responder essas dúvidas.

Na natureza, os gatos selvagens costumam nadar para se refrescar, principalmente em lugares com climas mais quentes. Entretanto, a grande maioria dos gatos domésticos descende de felinos que viviam em regiões mais secas, como os gatos selvagens árabes. Por isso, nadar não era uma de suas maiores habilidades.

Para piorar: eles sequer precisavam entrar na água por alguma questão de sobrevivência. Ou seja, além de serem poucas as massas de água na região, eles não tinham a necessidade de entrar nelas. Assim, quando foram “semidomesticados” pelos homens, os bichanos continuaram com esse comportamento até os dias de hoje.

"Você vai se arrepender disso"

Traumas de “infância”

Apesar de muita gente achar que os gatos são totalmente domesticados, os especialistas afirmam que isso não é bem verdade. Eles mantêm inúmeros instintos há milhares de anos, entre os quais a aversão à água. Um dos motivos para isso é que os gatinhos preferem ficar numa boa – algo que é perturbado quando seus pelos ficam molhados, deixando-os mais pesados e com menor agilidade. Ou seja, eles passam a se sentir vulneráveis.

Outra razão para o medo de água são as experiências individuais de cada gato. Se você usa borrifador para corrigir maus comportamentos ou se ele sofreu muito com tempestades enquanto vivia na rua, isso pode se tornar uma espécie de trauma para o bichinho. Já gatinhos que foram acostumados desde pequeninos a tomar banho reagem melhor ao contato com a água.

Traumas podem acompanhar o seu gato pela vida toda

Trabalho arruinado

Boa parte do tempo em que os gatos permanecem acordados é dedicada à limpeza de seus pelos. Eles se lambem constantemente, e, quando você dá um banho com água, acaba “arruinando” todo o trabalho que eles tiveram. Dá para compreender o motivo de eles se irritarem, concorda?

Para piorar, os gatinhos usam suas glândulas odoríferas para marcar território. Quando você dá um banho neles, a água e os produtos de limpeza podem interferir nessa química, deixando-os irritados e perdidos. Sem contar que a pele deles demora muito para ficar seca, o que é bastante desconfortável.

"O que foi que eu te fiz?"

*Publicado em 22/03/2016

***

Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas! 

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: