Companhias que dependem de recursos naturais temem o aquecimento global

29/08/2014 às 10:092 min de leitura

Como você deve imaginar, grandes indústrias evidentemente precisam de grandes quantidades de recursos naturais para poder fabricar o que quer que seja que elas produzem. No entanto, às vezes é difícil ter uma ideia exata do que esse “grandes quantidades de recursos naturais” representa, e do quanto as companhias dependem desses recursos.

Segundo uma matéria publicada pelo pessoal do site npr, um exemplo disso é a norte-americana VF Corporation, responsável por consumir sozinha 1% de todo o algodão que é cultivado no planeta. Apesar de o nome não ser muito familiar, a VF engloba marcas como The North Face, Wranger, Lee, 7 for all mankind, Timberland e várias outras, e se dedica a produzir desde jeans a uniformes, assim como peças esportivas, calçados, roupas íntimas etc.

Contudo, devido ao tipo de produtos com os quais a VF trabalha, a companhia precisa de uma enorme quantidade de algodão e, por consequência, se tornou refém dos riscos oferecidos pelo aquecimento global. Essa planta costuma ser cultivada em países de clima cálido e precisa de uma quantidade específica de água para florescer, além de ser muito sensível às más condições climáticas.

Em busca de alternativas

De acordo com a npr, a VF começou a buscar alternativas para o algodão, avaliando opções como outras plantas e até mesmo produtos têxteis fabricados a partir do plástico e outros materiais. Assim, a companhia já está desenvolvendo em laboratório tecidos feitos com fibras obtidas a partir de colônias de bactérias, assim como materiais adesivos capazes de se autorregenerar e, desta forma, aumentar a vida útil das peças.

Além disso, a VF também começou a treinar cerca de 400 agricultores chineses para que eles passem a cultivar espécies de plantas que necessitem de menos água. A companhia também iniciou algumas parcerias com empresas que oferecem opções de materiais fabricados a partir de produtos reciclados.

Menos impacto

Outra preocupação da companhia é reduzir o impacto ambiental resultante de suas atividades. Um exemplo mencionado na matéria foi a confecção de uma jaqueta fabricada com um tecido obtido a partir da reciclagem do plástico, o que resultou em uma emissão dois terços menor de gases de efeito estufa e no uso de uma quantidade muito menor de água do que o normal.

No entanto, ainda vai levar um bom tempo até que todas essas novas tecnologias se estabeleçam e possam suprir a necessidade de gigantes como a VF. Isso sem falar que a moda de usar produtos fabricados com materiais alternativos também precisa “pegar” entre os consumidores.

É claro que tanta novidade tem um custo — e nem sempre muito baixo —, e as companhias vão ter que arcar com uma parte dele até que a produção em escala massiva desses substitutos compense o investimento. Entretanto, considerando o panorama atual, pelo menos no caso das empresas que dependem de recursos como o algodão, a necessidade de se investir em novas alternativas é imprescindível. E, no fim das contas, todo mundo vai acabar ganhando com isso. 

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