Restos de mamute revelam sangue em estado líquido

31/05/2013 às 03:332 min de leitura

Ao literalmente “cutucar” os restos mortais de um mamute, um grupo de cientistas da Northeastern Federal University teve uma grata surpresa: um “belo” esguicho de um sangue incrivelmente escuro brotou de um ponto do que antes era a barriga do animal — que, de acordo com as análises, morreu há mais de 10 mil anos.

A descoberta foi feita em uma das ilhas Lyakhovsky, localizadas no arquipélago de Novosibvirsk, litoral norte da Sibéria. E mais: “Os fragmentos de tecidos musculares, os quais encontramos no corpo, tem uma coloração vermelho natural de carne fresca”, afirmou o líder da expedição e presidente do Museu de Mamutes da referida universidade, Semyon Grigoriev, em entrevista ao site Ars Technica.

“O motivo para semelhante conservação é que a parte inferior do corpo se encontrava em gelo puro, enquanto que a superior foi encontrada em meio à tundra”, afirma Grigoriev. “Nós encontramos o tronco separado do restante do corpo, que foi a parte menos preservada.”

Propriedades crioprotetoras?

Além de encontrar sangue em estado líquido, há ainda outro fato que chamou bastante a atenção da equipe da Northeastern Federal University. Quando a equipe de Grigoriev encontrou o Mamute, a temperatura era de 10 graus Celsius negativos — mais do que o suficiente para congelar o fluido, portanto. “Pode-se assumir que o sangue possua propriedades crioprotetoras”, considera o cientista.

De acordo com cientistas, sangue do mamute pode incluir propriedades que impedem o congelamento (mesmo em temperaturas bem abaixo de zero grau Celsius). Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons

“O sangue era bastante escuro e foi encontrado em cavidades congeladas da barriga, e quando nós as cutucamos, ele ficou escorrendo do interior.” De acordo com análises da ossada e dos dentes, o animal morreu com idade entre 50 e 60 anos. Como o tronco foi encontrado distante do restante do corpo, a equipe acredita que o animal tenha escorregado pelo gelo enquanto fugia de predadores.

Reacende-se a ideia de clonar mamutes

Os planos da universidade agora incluem levar um grupo internacional de cientistas para estudar o mamute entre julho e agosto. Embora levar o animal de helicóptero até a cidade mais próxima tenha sido considerado, a ideia acabou abandonada porque poderia acabar causando danos ao espécime durante as escavações.

Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons

Grigoriev tem se envolvido com a busca por restos de mamutes há muitos anos, de maneira que a nova descoberta — de sangue em estado líquido — acabou por reacender as discussões em torno da possibilidade de clonar um mamute. De fato, desde que a Northeastern Federal University afirmou que haveria uma colaboração com a sul-coreana Sooam Biotech Research Foundation para atingir o referido fim, em 2011, muito pouco havia sido acrescentado.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: