DNA de bactéria é encontrado em osso de múmia de mais de 5 mil anos

08/08/2014 às 10:462 min de leitura

Um grupo de cientistas italianos, do Instituto EURAC da Itália e da Universidade de Viena da Áustria, encontrou algo bastante inesperado na múmia Ötzi, que possui mais de 5 mil anos de idade. O chamado “Homem do Gelo” viveu nos Alpes da Áustria e da Itália e é estudado por diversos cientistas há anos – como já noticiamos aqui no Mega Curioso, Ötzi já teve suas células extraídas para que os cientistas descubram mais sobre seu corpo milenar e decodifiquem o seu genoma.

Nas últimas pesquisas, os cientistas identificaram nos ossos dos quadris de Ötzi algo muito imprevisto: evidências da bactéria conhecida como Treponema Denticola. Mais do que isso, o próprio DNA da bactéria pôde ser identificado dentro dos ossos de Ötzi, o que deixa bastante claro para os estudiosos que o “Homem do Gelo” sofria de periodontite – grupo de doenças inflamatórias que afetam os tecidos periodontais, como os tecidos que envolvem e fixam o dente à cavidade bucal.  

O mais espantoso não é identificar algum tipo de doença que Ötzi possuía em seu corpo (apesar de isso também ser impressionante), porém o fato de um osso tão antigo ainda guardar dados tão precisos, além do DNA da própria bactéria que viveu dentro do organismo do “Homem de Gelo”. Os indícios garantem que a bactéria não colonizou o corpo após a morte de Ötzi, porém o parasitou enquanto vivo.

"Esse DNA não humano é derivado principalmente de bactérias que normalmente vivem sobre e dentro do nosso corpo. Somente a interação entre certas bactérias ou um desequilíbrio dentro desta comunidade bacteriana podem causar certas enfermidades. Portanto, é muito importante reconstruir e compreender a composição da comunidade bacteriana mediante a análise dessa mescla de DNA", afirma Thomas Rattei, coautor do estudo.

O interessante é que o DNA da bactéria foi encontrado no quadril e não próximo da boca, região onde a bactéria supostamente agiu. Segundo os indícios levantados, é possível que a bactéria tenha se deslocado até os ossos dos quadris pela corrente sanguínea. A descoberta do DNA intruso possui um papel muito importante na futura conservação da múmia Ötzi. Os resultados do estudo foram publicados na revista especializada Plos One.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: