As 5 coisas mais curiosas encontradas no fundo do mar

07/10/2015 às 09:522 min de leitura

Os oceanos cobrem mais 70% da superfície terrestre e escondem tesouros que sequer podemos imaginar! Por isso, neste vídeo do Mega Curioso nós vamos te levar para uma viagem submarina através de 5 descobertas incríveis que já aconteceram no fundo dos mares. Ajuste seu oxigênio e se prepare para um mergulho na história da humanidade!

1. Um navio pirata

Em 1718, o famoso pirata Barba Negra precisou afundar o próprio navio depois que ele ficou encalhado no mar da Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Mais de trezentos anos se passaram até que os restos da embarcação fossem encontrados. Infelizmente, Barba Negra não deixou nenhum tesouro no navio.

2. Barras de prata

O Barba Negra pode até não ter deixado nenhuma barra de ouro em seu navio, mas em 2013 os pesquisadores encontraram o maior tesouro afundado da história. São cerca de 240 toneladas de prata, que afundaram em um cargueiro britânico durante a Segunda Guerra Mundial. A fortuna está na costa da Irlanda e equivale a 1 bilhão e 300 milhões de reais!

3. Uma cidade inteira

Há cerca de 1,2 mil anos, a cidade egípcia de Thonis-Heracleion desapareceu no fundo do mar Mediterrâneo depois de uma série de catástrofes submarinas. Ela só foi redescoberta no ano 2000, há apenas dez metros da superfície. Até hoje os pesquisadores estão encontrando novas estruturas e objetos no fundo do mar.

4. Máquina de Anticítera

A Máquina de Anticítera ficou submersa no mar da Grécia por mais de 2 mil anos, e os pesquisadores ainda não sabem direito qual era a sua utilidade. Eles acreditam que ela fizesse parte de um dos primeiros computadores da história, capaz de realizar cálculos astronômicos.

5. Motor de espaçonave

A Apollo 11 entrou para a história ao ser a primeira nave tripulada a pousar na Lua, em 1969. Mais de 40 anos se passaram até que os motores de propulsão da Apollo 11 fossem recuperados do fundo do oceano Atlântico, a uma profundidade de mais de quatro quilômetros!

***

Gostaram dessas relíquias? O que será que ainda está escondido no imenso marzão que cobre mais de 70% da superfície da Terra? Será que um dia encontraremos os restos do voo MH370 da Malaysia Airlines no fundo do oceano? Só o tempo vai dizer! Se você curtiu, dê joinha no vídeo e se inscreva no canal do Mega Curioso para não perder nenhuma novidade!

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: