10 dos cemitérios mais lindos do mundo

27/03/2018 às 04:003 min de leitura

1. Cemitério Waverley – Austrália

Australianos influentes, como o poeta Henry Lawson e a escritora Dorothea Mackellar, estão enterrados neste cemitério, que possui uma grande coleção de mausoléus com inspiração na era vitoriana. Veteranos de guerras também estão em seu descanso eterno no Waverley, que está localizado próximo a falésias, em Sydney, o que deixa o lugar encantandor.

2. Cemitério Okunoin – Japão

Este é um lugar sagrado para os budistas, já que é aqui que estão os restos de Kobo-Daishi, fundador do Budismo Shingon, em um mausoléu adornado com 10 mil lanternas japonesas. O Okunoin é o maior cemitério do Japão, com mais de 200 mil sepulturas e cem templos. Sua beleza se encontra na natureza: ele fica no meio da floresta do Monte Koya, o que torna o lugar ainda mais agradável para passar a eternidade.

Além da beleza, o Okunoin serve de espaço para inusitados protestos: o cemitério tem memoriais dedicados a cupins mortos por pesticidas e a baiacus que viram refeição, por exemplo. Ele também abriga um foguete, para homenagear funcionários de uma empresa aeroespacial.  

3. Cemitério Alegre – Romênia

Na cidade de Sapanta, encontra-se um cemitério com lápides bastante coloridas. Entretanto, não se engane com a beleza do lugar: apesar das cores, os epitáfios trazem segredos podres sobre as pessoas enterradas ou a forma como elas morreram. A tradição começou em 1935, com o escultor Stan Ioan Patras: na lápide de um notório bebum, está o desenho colorido de um homem com uma garrafa na boca e um esqueleto puxando suas pernas, por exemplo. Neste cemitério, quem ri por último são os vivos.

4. Cemitério Fort Rosencrans – Estados Unidos

A simplicidade também pode ser magnífica: no cemitério Fort Rosencrans, em San Diego, estão os restos mortais de 112 mil soldados que perderam a vida em diferentes guerras que tiveram participação dos EUA. A última cova foi preenchida em 2014, e desde então o lugar serve apenas para visitas. A linearidade das lápides, a grama sempre aparada e baía de San Diego fazem deste um cemitério inesquecível.

5. Cemitério Highgate – Inglaterra

Em Londres, este é um cemitério de passeio obrigatório por turistas que curtem arquiteturas vitorianas ou góticas. O paisagismo natural também ajuda a embelezar o local, que tem cerca de 170 mil corpos enterrados, sendo o do filósofo Karl Marx o mais famoso. Algumas áreas do Highgate possuem estilos próprios, como a Avenida Egípcia e o Círculo do Líbano. Também é possível fazer um passeio guiado, mediante agendamento prévio.

6. Recife de Memorial de Netuno – Estados Unidos

O único cemitério debaixo d’água do mundo fica na costa da Flórida e é composto de um recife artificial submerso a 12 metros de profundidade. Muitas pessoas pedem para que suas cinzas sejam jogadas no mar sobre o Memorial de Netuno, e mergulhos são permitidos com agências turísticas. O lugar é uma representação da cidade de Atlântida, conforme descrita por Platão.

7. Cemitério de Père Lachaise – França

Com cerca de 2 milhões de visitantes por ano, este é o cemitério mais famoso do mundo. Também pudera: aqui estão personalidades como Oscar Wilder, Edith Piaf, Jim Morrison, Allan Kardec, Molière, Maria Callas, Chopin, Auguste Comte, Amedeo Modigliani, Marcel Proust, entre outros. Ele foi inaugurado em 1804, em Paris, e possui mais de 1 milhão de pessoas sepultadas.

8. Túmulo dos Poetas – Irã

O Maqbaratol Shoara, popularmente chamado de Túmulo dos Poetas, é um mausoléu iraniano no qual estão os restos de algumas das mentes mais criativas do país. Ele data de 1072, mas passou por uma repaginada em 1970, com um monumento que chama a atenção pela modernidade das linhas.

9. Cemitério Zentralfriedhof – Áustria

O segundo maior cemitério da Europa está localizado em Viena e conta até com uma linha interna de ônibus para ajudar os turistas a passearem por toda a sua extensão. Ele é tão grande que carros podem circular por algumas áreas, que possuem divisões para budistas, judeus, mórmons e muçulmanos. Entre personalidades enterradas, estão compositores clássicos como Beethoven, Schubert e Strauss.

10. Cemitério de São João Batista – Brasil

Em 2015, este cemitério do Rio de Janeiro se tornou o primeiro da América Latina a ser mapeado pelo Google Street View. Muitas personalidades brasileiras estão enterradas aqui, como Cazuza, Santos Dumont, Tom Jobim, Carmen Miranda, Janete Clair, Ari Barroso, Bussunda, Cândido Portinari, Carlos Drummond de Andrade, Chacrinha, Cecília Meireles, Heitor Villa-Lobos, Vinícius de Moraes, Oscar Niemeyer, Olavo Bilac e Marília Pêra.

*Publicado em 24/10/2016

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: