Se você acha que uma boa biblioteca é aquela imensa e recheada de livros talvez precise rever um pouco seus conceitos. A menor biblioteca do mundo, localizada em Nova York, consegue provar que funcionalidade e charme nada têm a ver com tamanho, afinal, existem bibliotecas por aí que estão cheias de acervos empoeirados e sem leitores.

A ideia da estrutura superpequena em Nova York é justamente aumentar a rotatividade, já que o local é ideal para que o leitor possa escolher um livro, emprestá-lo e ir embora. De acordo com o portal do Daily Mail, a pequena estrutura amarela abriga 40 livros e permite a entrada de apenas um leitor de cada vez.

Projeto

Fonte da imagem: Reprodução/Daily Mail

A minibiblioteca foi projetada por uma equipe de arquitetos que usou materiais recicláveis na construção da estrutura que mantém os livros bem protegidos em seu interior. Entre os materiais usados estão tanques de água feitos de plástico e madeira. A bibliotecazinha tem buracos que permitem que o leitor confira os livros do lado de fora.

Instalada em maio, a biblioteca tem atraído um bom número de leitores e curiosos. O interior da estrutura tem a seguinte e simples instrução: “Pegue um livro, devolva um livro”. A ideia, que concilia literatura e sustentabilidade, já existe em outras cidades dos EUA, totalizando 5 mil minibibliotecas só naquele país. O que você acha dessa iniciativa?