O complexo residencial mais verde do mundo começa ser construído

11/03/2013 às 08:021 min de leitura

O centro financeiro de Taipei, uma região rica e luxuosa da capital de Taiwan, vai ficar mais verde com o conceito de jardim vertical do novo arranha-céu que entra em construção. Projetado para ser o complexo residencial mais ecológico do planeta, o Agora Garden, com design e modelo da Vincent Callebaut Architectures, deu início às obras para um lançamento em 2016.

A obra é inspirada na imagem da estrutura helicoidal do DNA, com duas torres subindo aos céus em aspecto de rotação. O prédio abrigará uma série de jardins e plantações para enriquecer a vida dos moradores — de plantas aromáticas e medicinais e orquidários, até espaço para o cultivo de vegetais. As enormes varandas também devem ser decoradas com jardins suspensos e serão acessíveis aos moradores.

Fonte da imagem: Reprodução/Vincent Callebaut ArchitecturesO Agora Garden terá 40 apartamentos com 540 metros quadrados. Os privilegiados moradores terão vista para o distrito comercial da cidade, incluindo a enorme torre Taipei 101, que foi a mais alta do mundo até a construção do Burj Dubai nos Emirados Árabes.

Um prédio verde até o caule

Além de incluir plantas e vegetais à vida dos futuros moradores, o prédio utilizará materiais ecológicos e recursos sustentáveis para a sua manutenção. Haverá um sistema de captura da água da chuva que servirá para irrigação e uma central de processamento para transformar resíduos orgânicos em fertilizantes para as plantas.

O design diferenciado do projeto permitirá ainda um maior reaproveitamento da luz do Sol, que será canalizada por todo o prédio até os andares mais baixos. A luz solar será também fonte de energia a ser capturada pelos painéis no teto do edifício. De tão ecológico, só faltava mesmo o arranha-céu fazer fotossíntese.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: