Esta coleção revela a surpreendente e inesperada beleza dos insetos

26/01/2019 às 15:002 min de leitura

O que vem à sua mente quando você pensa em insetos? A maioria das pessoas não curte muito a companhia de bichinhos e associa a sua existência com picadas, fobias, pragas e à transmissão de doenças. Pois se você é da turminha que simplesmente morre de pavor de criaturas dotadas de antenas, várias patinhas e asas, talvez a coleção de imagens que vamos compartilhar o ajude a ver os insetos com outros olhos.

De acordo com o pessoal do Photogrist, as fotos fazem parte de um livro lançado pelo fotógrafo Levon Biss chamado “Microsculpture: Portraits of Insects” — “Microescultura: Retratos de Insetos” em tradução livre — no qual ele explora a surpreendente (e até inesperada) beleza dessas criaturas. Veja um exemplo a seguir:

Inseto Besouro da espécie Sternotomis sp. nativo da Nigéria (Levon Biss)

Microesculturas

Para conseguir capturar o nível de detalhamento que podemos ver nas fotos, Levon usou uma câmera de 36 megapixels com uma lente de microscópio capaz de magnificar as imagens em 10 vezes acoplada a uma objetiva de distância focal fixa de 200 milímetros. Além disso, cada fotografia é composta por entre oito e 10 mil cliques — que foram combinados em um processo que durou entre duas e três semanas para ser concluído. Por foto!

O resultado, no entanto, é espetacular e impressionante, como você poderá comprovar abaixo, e consiste em imagens de altíssima resolução e superdetalhadas que você pode explorar no site do fotógrafo — através deste link. Mas, enquanto isso, que tal dar uma olhada em alguns registros obtidos por Levon?

InsetoInseto nativo de Belize — Cladonata sp. — da família Membracidae (Levon Biss)

BesouroBesouro da espécie Stenocara eburnea — que pode ser encontrado no Deserto da Namíbia, na África (Levon Biss)

BesouroBesouro da espécie Lepidochora porti (Levon Biss)

BesouroBesouro da espécie Carabus (Coptolabrus) elysii (Levon Biss)

MariposaMariposa da espécie Pringleophaga marioni, endêmica das Ilhas do Príncipe Eduardo, localizadas a sudeste do Cabo da Boa Esperança, no Índico (Levon Biss)

AbelhaAbelha da espécie Exaerete frontalis — também conhecida como abelha-das-orquídeas (Levon Biss)

BesouroBesouro da espécie Helictopleurus splendidicollis(Levon Biss)

InsetoInseto da espécie Membracis sp (Levon Biss)

BesouroBesouro da espécie Belionota sumptuosa, nativa da Indonésia (Levon Biss)

***

Se você tiver curiosidade em conhecer melhor o trabalho de Levon, não deixe de conferir o vídeo (em inglês) a seguir, onde é possível ver um pouquinho do processo que ele emprega para clicar suas imagens, e de explorar todos os detalhes das fotos em altíssima resolução em seu site!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: