Sabia que existe uma cidade subterrânea na Polônia esculpida em sal?

05/12/2017 às 11:412 min de leitura

Você já ouviu falar a respeito de uma mina de sal chamada Wieliczka? Esse lugar surreal fica situado na região metropolitana da cidade de Cracóvia, na Polônia, e não pense que se trata de um sítio focado exclusivamente no extrativismo. Apesar de no passado essa ter sido a atividade exercida em Wieliczka, a mina foi se transformando com o passar do tempo e hoje ela abriga uma incrível cidade subterrânea toda esculpida em sal.

WieliczkaNão é incrível? (Mother Nature Network/Milan Gonda/Shutterstock)

A mina de sal de Wieliczka existe desde o século 13 e, durante a Renascença, foi um dos principais polos comerciais da Europa, uma vez que o sal era um ingrediente essencial para a preservação de alimentos. É claro que a mina se tornou superfamosa e foi visitada por muitos figurões ilustres ao longo dos séculos — entre eles CopérnicoGoethe e Chopin — e foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1978, mas as atividades de extração mesmo perduraram até o final da década de 90.

Atração surreal

De acordo com Starre Vartan, do site Mother Nature Network, atualmente, a mina é uma das principais atrações turísticas da Polônia e recebe mais de um milhão de visitantes todos os anos. E ela é imensa! Wieliczka tem mais de 300 metros de profundidade e quase 300 quilômetros de extensão — embora “apenas” pouco mais de três quilômetros estejam abertos à visitação.

WieliczkaEsquema que mostra como a mina de sal se distribui (Wikimedia Commons/Willem Hondius)

Entretanto, nesses três quilômetros é possível encontrar diversas esculturas e salões adornados com relevos e outras obras de arte feitas em sal. As criações mais antigas foram criadas pelos mineiros que trabalharam em Wieliczka — e foram deixando sua marca nas paredes, túneis e demais espaços da mina.

Santa CeiaTem até uma "Santa Ceia" esculpida lá dentro! (Wikimedia Commons/Akumiszcza)

Existem, por exemplo, diversas cenas de rimas locais e contos de fadas talhadas nas paredes, e também uma câmara cujas paredes foram esculpidas para imitar a aparência de madeira. A mina conta ainda com imensos lustres de cristal do século 19 e abriga um lago e uma belíssima catedral de sal em seu interior.

Lego subterrâneo em WieliczkaLego subterrâneo em Wieliczka (Mother Nature Network/Juli Scalzi/Shutterstock)

Outra coisa curiosa é que, apesar de Wieliczka ficar nas profundezas, ela conta com um resort indicado para pessoas que sofrem de problemas respiratórios — e que inclusive oferece estadia para quem quiser passar a noite por lá. Dizem que o “ar” no interior da mina é medicinal, já que ele seria desprovido da poluição exterior, de agentes alergênicos, bactérias ou fungos, e que a profundidade protegeria os visitantes da radiação eletromagnética.

Mina de sal de Wieliczka Ambiente surreal (Wieliczka Salt Mine)

Por certo, os quartos do resort foram instalados no interior de uma câmara onde ficavam os estábulos para os cavalos que ajudavam na escavação dessa maravilha subterrânea que parece uma coisa de outro mundo. Confira mais imagens de Wieliczka na galeria a seguir:

Galeria 1

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: