É verdade que Vincent van Gogh era daltônico?

07/04/2018 às 10:002 min de leitura

Se você só associa o nome de Vincent van Gogh a uma orelha cortada, deveria conhecer suas obras. Através de seus quadros com pinceladas expressivas e uso arrojado de cores vibrantes, ele é considerado um dos maiores e mais influentes pintores da história mundial. Contudo, de acordo com um especialista em visão, a análise de suas obras através de um filtro que simula o daltonismo dá indícios de que ele provavelmente sofria dessa disfunçãoVeja um exemplo abaixo:

A esquerda a imagem originalA esquerda a imagem original, e a direita com o filtro aplicado

Considerando a forma como utilizou as cores em suas obras, parece loucura afirmar que van Gogh era daltônico, mas segundo o especialista em visão Kazunori Asada parte da desordem e da irrealidade das pinturas some se tons de vermelho e verde são amenizados.

Através de um filtro que simula o daltonismo, Asada analisou várias obras do pintor holândes e reparou que as mudanças eram sutis, mas existiam, e faziam com que os quadros fizessem mais sentido visualmente. Ele disse num post em seu blog que apesar do uso intenso de cores algumas linhas de diferentes cores existiam lado a lado, ou apenas um ponto com cor diferente aparecia aleatoriamente. E assim que o filtro era ativado, essas diferenças desapareciam silenciosamente, tornando a obra menos áspera e incongruente.

12

3

Kazunori tem um Tumblr com vários posts ( 1 / 2 / 3) onde é possível observar várias obras de van Gogh em seu aspecto original e com o filtro que simula daltonismoAs análises foram feitas através de um aplicativo, desenvolvido por ele mesmo, que simula a visão de uma pessoa com daltonismo. Assim, é possível visualizar qualquer ambiente com o filtro de cores através da câmera do celular. Você pode baixar o aplicativo para iOS e Android.

Essa suposição não altera a beleza de suas obras nem a influência de van Gogh para vários outros artistas, mas comparando as imagens elas realmente ficam mais nítidas. E aí, você acha que o daltonismo teve influência em suas obras? Deixe sua opinião nos comentários.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: