Será que tá lotado? Descubra o motivo de haver tanta gente nesse trem

15/05/2018 às 06:052 min de leitura

Vai dizer que você nunca teve que encarar um busão ou metrô lotadíssimo para ir a algum lugar! Mas poucas coisas se comparam ao que o fotógrafo Yousuf Tushar registrou em Bangladesh. A imagem foi capturada no final de agosto do ano passado, é uma entre os milhares de retratos concorrendo ao concurso National Geographic Travel Photographer of the Year 2018 — focado em fotos de viagem —, e você pode ver o clique com mais detalhes a seguir:

Trem superlotado em Bangladesh(National Geographic/Yousuf Tushar)

Peculiaridades culturais

Mas, o que a imagem mostra, exatamente? A cena foi registrada em uma estação de trens durante uma festividade islâmica chamada Eid-al Adha — também conhecida como Festa do Sacrifício ou Grande Festa. A ocasião consiste em um festival com duração de quatro dias que ocorre antes da peregrinação a Meca (ou Hajj) no qual os fiéis trocam presentes e, em algumas partes do mundo, é realizado o sacrifício de animais, cuja carne é distribuída aos pobres e dividida entre familiares e pessoas próximas.

O Eid-al Adha está entre as mais importantes festividades do calendário muçulmano e, como você pode ver na foto de Tushar, parece ser bastante popular em Bangladesh. No caso da imagem, o fotógrafo explicou que são tantas as pessoas se deslocam da capital, Dhaka, até seus vilarejos de origem para se reunir com familiares e entes queridos durante as celebrações, que muitas inclusive arriscam suas vidas viajando sobre o trem para chegar aos seus destinos.

Fiéis durante o Eid-al AdhaFiéis reunidos durante o Eid-al Adha no Paquistão (Wikimedia Commons/Bilalhassan88)

Conforme mencionamos, o retrato está concorrendo ao National Geographic Travel Photographer of the Year — e entrou na competição na categoria “Pessoas”. Caso você tenha interesse em participar, o concurso continua aberto e a data limite para encaminhar imagens é o dia 31 de maio, então, ainda dá tempo!

As demais categorias são “Natureza” e “Cidades”, e o grande vencedor receberá um prêmio de US$ 10 mil (por volta de R$ 36 mil) e terá sua foto compartilhada no perfil da National Geographic no Instagram. Para conferir mais informações sobre o concurso basta acessar este link — e fique ligado, pois nós do Mega Curioso certamente selecionaremos imagens participantes e compartilharemos listas para você conferir!

***

Sabia que fãs de filmes e séries agora estão no Clube Minha Série? Neste espaço, você também pode escrever e encontrar outros especialistas sobre seus programas favoritos! Acesse aqui e participe.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: