Esta provavelmente seja a comida mais fedorenta do planeta!

24/05/2018 às 07:352 min de leitura

Existem vários exemplos de alimentos que não são especialmente cheirosos, como é o caso de algumas variedades de queijo, por exemplo. Sem falar que os aromas de determinados pratos são considerados bem desagradáveis por muitos  — ou você nunca ouviu ninguém reclamando do cheiro de dobradinha?

Caldo fedorento

No entanto, poucas comidas exalam uma fedentina comparada à de um prato sueco chamado surströmming. A iguaria é preparada a partir de arenques capturados Báltico pouco antes de esses peixes iniciarem o período de desova. Então, eles são colocados em uma salmoura bem forte por cerca de 24 horas — para que seu sangue seja drenado — e, depois disso, a cabeça e as vísceras dos animais são removidas e seus corpos colocados novamente em uma salmoura, só que menos carregada.

Arenques(Wikimedia Commons/Domínio Público)

Após algum tempo nessa solução, é iniciado o processo de fermentação dos peixes — e é aí que a mágica do fedor começa. As espinhas dos animais liberam uma enzima contendo ácido láctico que, por sua vez, vai liberando na salmoura uma série de ácidos fedidos e sulfeto de hidrogênio, um composto que tem cheirinho semelhante ao de ovos podres e carne em decomposição.

E os peixes são mantidos nessa mistura enquanto pequenas quantidades de sal vão sendo adicionadas à salmoura apenas para prevenir que a coisa toda apodreça. Contudo, as bactérias presentes nos corpos dos animais, juntamente com os compostos liberados por eles, vão reagindo e formando um “caldo” que deve ter um cheiro de outro mundo.

surströmming(Wikimedia Commons/Lapplaender)

Os peixes são mantidos nessa salmoura entre um e dois meses e, depois que o surströmming atinge o ponto, a iguaria é enlatada — e o processo de fermentação continua no interior do recipiente por outros seis meses, mais ou menos, até que as latas começam a inchar com os gases produzidos.

Ninguém aqui do Mega Curioso chegou a dar uma farejada nessa “delícia”, mas, quem deu, diz que o surströmming tem cheiro de fraldas sujas, queijo fedorento, vinagre, marisco, peixe podre e corpos em decomposição — tudo misturado! Aliás, a iguaria é tão fedida que é aconselhado que as latas sejam abertas no interior de um recipiente com água, sem falar que, normalmente, o prato é consumido ao ar livre. Hummmm...

Arenque(Wikimedia Commons/Hmvb)

E quanto ao sabor do surströmming? Não é de se surpreender que, depois de passar por esse longo processo de preparação e fermentação, a carne do peixe fique com um sabor ligeiramente salgado e ácido — que, diga-se de passagem, divide opiniões inclusive na Suécia. Embora seja um prato típico e muito conhecido no país, não é todo mundo que curte a iguaria. E você, caro leitor, se arriscaria a provar?

***

 Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices desse mundão afora! Cadastre seu e-mail e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: