Desafiando padrões: estas mulheres eram halterofilistas nos séculos 19 e 20

25/05/2018 às 08:002 min de leitura

Se você pensava que as mulheres desenvolveram o gosto pela academia e por puxar ferro apenas nas últimas décadas, saiba que não é de hoje que a mulherada curte cultivar os músculos! E você vai poder comprovar isso nas imagens a seguir — compartilhadas pelo pessoal do site Rare Historical Photos. Veja um dos retratos:

Mulher musculosaStanil Lawa, nos anos 30 (Rare Historical Photos)

Rompendo paradigmas

De acordo com a publicação, as fotos mostram mulheres que, durante os séculos 19 e 20, decidiram desafiar os padrões da época, trabalhar seus músculos e ganhar espaço em eventos esportivos que, até então, tinham apenas homens como participantes. É claro que muitas acabaram virando atração em circos e feiras de variedades — onde exibiam sua força a plateias curiosas —, e outras se converteram em lutadoras (que igualmente atraiam público apenas por se tratar de novidade).

No entanto, diversas dessas halterofilistas do passado acabaram se tornando famosas e deixando seus nomes registrados na história, como foi o caso da austríaca Katie Brumbach. Ela usava o nome artístico de “Grande Sandwina” e maravilhava o público com suas demonstrações de força: ela conseguia, por exemplo, entortar e romper barras de ferro com as próprias mãos, levantar seu marido sobre a cabeça com um só braço (ele pesava 75 quilos) e erguer mais de 130 kg facilmente! Confira:

Mulher muito forteA Grande Sandwina levantando seu marido (Rare Historical Photos)

Outro nome que se tornou conhecido foi o de Charlotte Perkins Gilman, de Rhode Island, que, em pleno século 19 — quando o padrão de beleza feminino ditava que elas fossem frágeis e submissas —, não só passava horas “puxando ferro”, praticando corrida e outros exercícios, como escreveu livros sobre o tema. Veja a seguir uma seleção de fotos dessas mulheres surpreendentes:

Mulher muito forteA Grande Sandwina (Rare Historical Photos)

Mulher musculosaKate Roberts (Rare Historical Photos)

Halterofilista do passadoLaverie Valee (Rare Historical Photos)

Mulher forteLuisita Leers (Rare Historical Photos)

Mulher forte(Rare Historical Photos)

Mulher musculosaLouise Leers (Rare Historical Photos)

Mulher musculosa Joan Rhodes (Rare Historical Photos)

Mulher treinando em praiaAbbye "Pudgy" Stockton (Rare Historical Photos)

Mulher musculosaIvy Russel (Rare Historical Photos)

Mulher exibindo músculosMildred Bliss (Rare Historical Photos)

***

 Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices desse mundão afora! Cadastre seu e-mail e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: