Conheça a pintura do século 16 que tem uma incrível ilusão de ótica

22/06/2018 às 12:301 min de leitura

Pinturas em perspectiva que criam imagens apenas quando vistas de um ângulo específico são bastante populares nos dias de hoje, inclusive em artes urbanas. Porém, um pintor já fazia isso há quase 500 anos! Na obra “Os Embaixadores”, de Hans Holbein, existe um curioso crânio distorcido.

O alemão Hans Holbein, o Jovem, seguiu os passos de seu pai, que tem o mesmo nome e por isso é chamado de “o Velho”, no mundo da pintura. Ele se dedicava à arte sacra, até visitar a Inglaterra por volta de seus 30 anos e começar a produzir retratos encomendados pelos mais importantes nomes daquela época.

A obra “Os Embaixadores” foi feita para o 29º aniversário de Jean de Dinteville, embaixador da França na Inglaterra, que aparece ao lado esquerda da pintura. Do lado direito está seu amigo Georges de Selve, que havia sido embaixador da França na República de Veneza – estamos falando de uma obra pintada em 1533!

os embaixadoresOs Embaixadores, de Hans Holbein, o Jovem

A idade de ambos aparece em pontos distintos do quadro: Dinteville segura uma adaga que traz o número 29 na bainha e simboliza a natureza do embaixador, visto como um homem de ação; já a idade de Selve, 25, aparece perto de seu cotovelo em um livro, que tem o intuito de mostrar que ele era um intelectual.

Outros detalhes chamam a atenção na obra, mas é o crânio anamórfico que mais salta aos olhos: para vê-lo completamente, é preciso olhar o quadro de lado, conforme você pode conferir no vídeo abaixo. Acredita-se que sua inclusão na pintura simbolize o “memento mori”, ou seja, a lembrança da mortalidade humana.

Atualmente, a obra está exposta na Galeria Nacional de Londres, sendo uma das mais adoradas de lá!

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: