Hora do aquecimento: confira 13 fatos curiosos e aleatórios sobre o México

29/06/2018 às 07:035 min de leitura

Copa do Mundo da Rússia continua surpreendendo a todos com resultados imprevisíveis e quedas inesperadas, como a da Alemanha que, no fundo, todo mundo esperava que chegaria até a final do mundial — e não que se despediria ainda na fase de grupos! Pois o próximo adversário da Seleção Brasileira é o México, com quem temos encontro marcado na segunda-feira, dia 2 de julho, às 11 horas da manhã.

E o que podemos esperar do resultado? Bem, tinha uma galera achando que os Simpsons — sim, caro leitor, os personagens do desenho! — haviam previsto (no episódio “A Família Cartucho”, que foi ao ar em 1997) que a final seria entre Portugal e México. Mas os placares malucos que estão se consolidando na vida real acabaram por derrubar a teoria da ficção e, agora, a probabilidade é que os dois times se encontrem nas semifinais. Mas, e o que sabemos sobre as participações anteriores dos mexicanos em Copas do Mundo?

Desempenho

A seleção mexicana participou em um total de 15 mundiais, desde o inaugural, que ocorreu no Uruguai em 1930, o que significa que o time só não participou de 5 edições — na Copa da Itália, em 1934, na da França, em 1938, na da Alemanha, em 1974, na da Espanha, em 1982, e na da Itália novamente, que aconteceu em 1990.

Nas Copas de 1934, 1974 e 1982, a seleção mexicana não conseguiu que classificar para dos mundiais, na edição de 1938 o time se retirou voluntariamente ainda na fase classificatória, e em 1990, a equipe foi sancionada pela FIFA por conta de uma mutreta em um torneio juvenil em que o time apresentou jogadores com idades superiores à permitida.

Brasil e México na CopaBrasil e México na Copa de 2014 (BBC)

O México sediou as competições em duas ocasiões, em 1970 e em 1986, e os mexicanos se enfrentaram aos brasileiros em 4 Copas do Mundo — 1950, 1954, 1962 e 2014 —, mas a seleção brasileira saiu vitoriosa nas três primeiras ocasiões e rolou um empate na última. Além disso, os mexicanos nunca venceram uma copa e a melhor classificação que eles conquistaram nos mundiais foi o sexto lugar na Copa de 1970, e novamente na de 1986.

O que tudo isso nos diz? Não muito, uma vez que, conforme mencionamos no início na matéria, a edição deste ano vem apresentando placares completamente inesperados. No entanto, nada como fazer um pequeno aquecimento com curiosidades interessantes e aleatórias sobre nossos oponentes. ¿Te apuntas?

1 – Sabia que foi o nome de sua capital, Cidade do México, que inspirou o nome do país — e não o contrário?

2 – A primeira grande civilização a florescer no México foi a Olmeca — que se estabeleceu no território mexicano entre os anos 1500 e 400 a.C.

Cabeça de Pedra OlmecaCabeça de pedra da civilização olmeca (Go Gringo)

 3 – Um dos animais nacionais do México — o país tem cinco no total — é o cão da raça Xoloitzcuintli (e nós desafiamos você a pronunciar essa palavra sem errar!).

4 –milho de pipoca foi “domesticado” no México, isso por volta de 9 mil anos atrás, e também foram os antigos mexicanos quem introduziram o chili e o chocolate ao restante do mundo.

TequilaTequila! (Campaign)

5 – Sabe a “Jose Cuervo”, a famosa marca de tequila? A bebida é produzida até hoje em um terreno que foi concedido pelo Rei da Espanha em 1758 à família que fundou a destilaria. Aliás, essa foi a primeira companhia a receber uma licença para produzir tequila no México e consiste no negócio familiar mais antigo ainda em funcionamento no país.

6 – O México foi o primeiro país no mundo a protestar publicamente quando a Alemanha anexou a Áustria ao seu território em 1938, um pouquinho antes da eclosão da Segunda Guerra Mundial.

Mulheres brigandoClube da Luta da vida real (Vice)

7 – Existe uma cidadezinha no México, chamada La Esperanza, onde todos os anos a população se reúne para uma baita briga onde uns trocam socos com os outros. O motivo? Pedir aos deuses por uma estação chuvosa boa e próspera.

8 – O México é o maior país do mundo onde o idioma oficial é o espanhol — embora existam 68 dialetos indígenas falados no país.

Crânios humanosMilhares e milhares de crânios humanos (Science Mag/Raúl Barrera Rodríguez)

9 – E falando de espanhol, quando os conquistadores espanhóis chegaram ao México, na cidade sagrada de Tenochtitlan — onde hoje se encontra a Cidade do México —, eles se depararam com estruturas chamadas tzompantli contendo milhares de crânios humanos.

10 – Alguns registros deixados pelos europeus falam de 130 mil crânios — todos de pessoas que foram sacrificadas para agradar aos deuses. Os historiadores acham que esse número foi exagerado, mas descobertas recentes apontam que a quantidade de crânios era realmente imensa, rondado os milhares mesmo.

Península do YucatánYucatán, no México (Yucatan Travel)

11 – Ainda sobre os conquistadores, existe uma lenda que diz que os espanhóis batizaram a Península de Yucatán, no México, por acidente. Isso porque, segundo a história, quando os europeus chegaram por lá e perguntaram como o local se chamava, os nativos responderam “Yucatán”, que significa “eu não entendo o que você está dizendo”, confundindo os forasteiros.

12 – O México abriga 27 sítios classificados como Patrimônio da Humanidade — mais do que países como o PeruEgito e Grécia. Aliás, sabia que a maior pirâmide do mundo não se encontra no Egito, mas sim em terras mexicanas! O nome dela é Quetzalcóatl e a estrutura fica em Cholula de Rivadavia.

Bandeira do MéxicoSimbologia e História (KGNS TV)

13 – A bandeira mexicana, como você sabe, tem três cores: a verde, que representa a esperança, o branco, que significa a união, e a vermelha, que simboliza o sangue dos heróis caídos. Além disso, a bandeira conta com uma águia dourada devorando uma serpente na parte central, e serve como um símbolo da antiga cultura asteca.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: