11 coisas curiosas que você talvez desconheça sobre os emojis

17/07/2018 às 05:102 min de leitura

1 – Apesar de termos a sensação de os emojis serem algo “moderninho”, a palavra vem sendo usada em japonês desde 1928 — embora só tenha feito sua primeira aparição aqui no ocidente em 1997.

2 – Aliás, você sabia que a palavra “emoji” foi inspirada nos termos japoneses “e”, que significa “imagem”, e “moji”, que se traduz como “letra”?

Coleção de emojis(Glamour)

3 – Seja como for, antes de o vocábulo “emoji” começar a ser usado no ocidente em referência aos populares ideogramas, desde 1988 os ocidentais usam a palavra “emoticon” para se referir às representações de expressões faciais por meio de símbolos de pontuação e caracteres ortográficos.

4 – Um dos emojis mais populares e usados pelo mundo é este aqui:

Emoji chorando de rir(Emojipedia)

*Na verdade, essa carinha — com lágrimas de tanto rir — é um dos 10 emojis mais largamente usados no mundo desde 2014, e chegou a ser nomeada como “palavra do ano” pelo Oxford Dictionaries em 2015! O segundo mais usado é a carinha com coraçõezinhos nos olhos.

5 – Falando em Oxford Dictionaries, o vocábulo “emoji” foi incluído nos dicionários em 2013.

Ovos pintados como emojis(Bustle)

6 – Seja como for, a primeira coleção “oficial” de emojis para celulares foi criada pelo designer japonês Shigetaka Kurita em 1999, e hoje ela se encontra em exposição no Museu de Arte Moderna de Nova York, em Manhattan.

7 – O padrão Unicode — que permite que os computadores possam representar e manipular textos de qualquer sistema de escrita existente — inclui quase 3 mil emojis, com novas adições ocorrendo regularmente.

Mais emojis(Glamour)

8 – Mas não pense que o processo para incluir novos emojis no padrão é algo simples e rápido! A coisa toda é superformal e cada nova inclusão pode levar mais de dois anos para ser oficializada!

9 – Metade de todos os comentários compartilhados no Instagram incluem emojis. E sabia que existe uma ferramenta chamada “Emoji Tracker” que rastreia quais são os emojis mais usados no Twitter em tempo real? Você pode conferir através deste link.

Tradução em emojis(Smithsonian.com)

10 – E sabia que um engenheiro de dados chamado Fred Benenson lançou uma versão do clássico “Moby-Dick”, romance do autor norte-americano Herman Melville, redigido inteirinho com emojis? A “tradução” foi batizada de “Emoji Dick” e, desde 2014, faz parte do acervo da Biblioteca do Congresso dos EUA.

11 – E sabia também que, desde 2014, no dia 17 de julho é celebrado o Dia Mundial do Emoji?

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: